15/06/2024 às 10h01min - Atualizada em 15/06/2024 às 10h01min
Conselho de Saúde de Arapongas presta contas de serviços prestados nos últimos meses
Da Redação
Reprodução/PMA O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou na última quarta-feira, 12, a Plenária Ordinária nº318, no auditório do Paço Municipal. A reunião conduzida pelo secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, trouxe como principais pontos a apresentação do 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), a manutenção dos serviços na área de radiologia, fisioterapia e hidroterapia, a contratação de pessoas jurídicas ou físicas da área da saúde para execução de serviços especializados em pequenos procedimentos cirúrgicos, como também a explanação da Patrulha Maria da Penha - para o fortalecimento de ações integradas para a Política de Saúde e Segurança da Mulher.
“Encontros importantes e que medem a qualidade dos serviços prestados em saúde pública”, disse Moacir. A plenária contou ainda com a participação dos membros do CMS, de representantes da Vigilância Epidemiológica, dos alunos do curso técnico em enfermagem (Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes) - coordenado por Daniele Silva Chiapin.
Na oportunidade, os profissionais da Segurança Pública, entre eles, o GM Fábio Alexandre, GM Michele Zanin e a soldada PM, Mayara Almeida Rosa, trouxeram orientações sobre os serviços de combate à violência contra mulheres, incluindo os procedimentos para a realização de denúncias e solicitações de medidas protetivas, sendo ressaltada a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Houve também momento para perguntas e esclarecimentos de dúvidas, troca de conhecimento e aprimoramento das informações relativas à segurança.
APRESENTAÇÃO
Ainda na oportunidade, o secretário Moacir apresentou o 1º RDQA, com referência do investimento do município na Saúde, das despesas empenhadas e liquidadas, dos recursos humanos, dos dados quantitativos e qualitativos assistências da saúde, além de todas as ações alcançadas no 1º Quadrimestre , incluindo a inauguração da nova Base descentralizada do SAMU, a capacitação das Equipes da Atenção Primária - com abordagem da dengue e gestantes, entrega de kits com equipamentos para atendimentos de urgência nas UBS’s, realização de capacitação mensal para gestantes e público em geral no Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISAM), entro outras atividades.