14/06/2024 às 16h01min - Atualizada em 14/06/2024 às 16h01min
Campanha para diagnóstico de ceratocone atende 150 pacientes neste sábado (15)
Da Redação
Freeepik O mês de junho é marcado pelo ‘Junho Violeta’, iniciativa que alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do ceratocone, doença ocular que danifica a estrutura da córnea. Neste sábado, 15, haverá campanha para diagnóstico do ceratocone com mutirão para atendimento de 150 pacientes encaminhados pelo município. A ação será a partir das 8h30 no Shopping Maringá Park e realizará exames de topografia e pentacam, além de outros atendimentos.
A campanha é realizada pela Prefeitura de Maringá, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Córnea e Banco de Tecidos, Associação Paranaense de Oftalmologia e Sociedade Médica de Maringá. A iniciativa conta com apoio da ONG Renovatio, Acim Mulher e Shopping Maringá Park. Os atendimentos do mutirão foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde.
A secretária de Saúde, Karina Rissardo, destacou a importância da parceria para atendimento da comunidade. “Com mais essa ação, ampliamos os atendimentos de saúde e também promovemos a conscientização da população sobre o ceratocone. A ideia é disseminar informações sobre tratamento e combate à doença”, afirmou.
O ceratocone é um dos problemas de visão mais frequentes e estima-se que a doença afete cerca de 150 mil pessoas no Brasil. Um dos principais focos da campanha é conscientizar a população sobre o risco de coçar excessivamente os olhos e uso excessivo de telas, principais comportamentos de risco para o desenvolvimento do quadro de ceratocone.