06/06/2024 às 12h00min - Atualizada em 06/06/2024 às 12h00min
Explosão em secador de grãos deixa um morto e um gravemente ferido em Assis Chateaubriand
Da Redação
Reprodução/Redes Sociais Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após uma explosão em um silo de secagem de grãos da CVale, localizado em Encantado d'Oeste, distrito de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima fatal era natural do Paraguai.
A vítima foi identificada como Júlio Cesar Vera Davalos, de 46 anos, conforme informou a Polícia Civil. O homem gravemente ferido é Gabriel Marcenichen Mangon, de 23 anos, que foi levado ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, na mesma região.
O incidente foi registrado por volta da 1h15 desta quinta-feira (6). Segundo a PM, equipes foram acionadas pelo Samu após relatos de uma explosão no secador localizado na PR-364.
No local, a PM informou que, ao falar com o gerente responsável da unidade, foi relatado que os dois homens trabalhavam no secador de grãos quando ocorreu a explosão, atingindo a plataforma de sustentação onde estavam. A plataforma se desprendeu do secador, causando a queda das vítimas.
Até a última atualização desta reportagem, a causa da explosão ainda não havia sido determinada.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e verificou que não há indícios de novas explosões ou focos de incêndio. A Polícia Civil e a Polícia Científica também estiveram presentes e estão investigando o caso.
A secagem de grãos é o processo de remoção da água dos grãos após a colheita, necessário para reduzir a umidade e evitar que os grãos percam qualidade ou se deteriorem.
Em nota, a Cooperativa Agroindustrial CVale informou que "um prestador de serviço terceirizado e um funcionário da cooperativa estavam verificando um princípio de incêndio em um secador de grãos quando a passarela externa que utilizavam cedeu, provocando a queda dos trabalhadores de uma altura de seis a oito metros".
A nota acrescenta que ambos os trabalhadores estavam usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e que a cooperativa está prestando assistência às vítimas e suas famílias.