01/06/2024 às 15h15min - Atualizada em 01/06/2024 às 16h30min
No Centro: reforma do prédio da nova Estação Cultural está na fase final
Da Redação
Divulgação/PMFI A reforma e a revitalização completa do prédio histórico, localizado na Praça Getúlio Vargas no centro de Foz do Iguaçu, estão na fase final. As melhorias na estrutura começaram a ser executadas em Janeiro, até o momento 70% dos trabalhos já foram concluídos. A reforma do prédio encontra-se na fase de finalização, com a pintura e colocação de vidros, com previsão para ser entregue até o mês de julho, dependendo das condições climáticas adequadas.
Com a conclusão da obra, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu utilizará o imóvel para desenvolver uma Estação Cultural na Região Central, que comporá o circuito de visitação do Patrimônio Histórico Cultural do Município. O espaço será transformado em um equipamento cultural e de memória, com salas para exposições, galeria de artes, auditório e espaços para oficinas do projeto Foz Fazendo Arte.
O prédio comportará um auditório com 60 lugares para apresentações culturais. Também haverá espaço para um acervo artístico e uma sala para o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural - CEPAC. “Ele deve ser um espaço para abrigar arte e cultura aqui no centro de Foz de Iguaçu e vai dialogar com os próprios prédios que já temos aqui”, destacou o diretor da Fundação da cultural, Juca Rodrigues.
O prédio, inaugurado em 1972, terá sua imagem recuperada do projeto original. O local abrigou a Câmara de Vereadores até dezembro de 2000 e depois foi sede da Secretaria de Turismo, Diretoria de Assuntos Internacionais, Procuradoria do Município e a Diretoria de Saúde Ocupacional.
Investimento
A obra tem um valor estimado em R$ 1 milhão, sendo executada pela empresa BDGE Empreendimentos Imobiliários. Este é o oitavo projeto em andamento em Foz do Iguaçu no modelo de conversão de área. O procedimento administrativo, regulamentado em fevereiro deste ano, permite que loteadoras executem obras de interesse do Município em processos de parcelamento do solo para fins urbanos, agilizando projetos em benefício à população. O projeto de reforma do prédio foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos e será executado através de um Termo de Conversão de Área (TCA).