16/05/2024 às 13h19min - Atualizada em 16/05/2024 às 13h19min
TSE suspende julgamento sobre cassação do senador Sergio Moro (União Brasil)
Da Redação
Reprodução/Agência Senado O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu o julgamento do senador Sérgio Moro (União) sobre o recurso do PL e da federação PT-PV-PCdoB até a próxima terça-feira (21). Esse item era o quarto da pauta desta quinta-feira (16).
Moro enfrenta duas acusações unificadas na Justiça Eleitoral, que o acusam de abuso de poder econômico, dos meios de comunicação e de caixa dois nas Eleições de 2022.
A suspensão ocorreu após o relatório do ministro Floriano de Azevedo Marques, que não encontrou evidências de abuso de poder econômico durante a campanha. A expectativa é que na próxima semana, o julgamento recomece com a apresentação dos argumentos das partes.
Inicialmente, o TRE do Paraná reconheceu que Moro excedeu os gastos permitidos, mas decidiu manter o resultado eleitoral, pois não havia provas de que o abuso tenha sido decisivo para a eleição.
Os partidos alegam que Moro se beneficiou do período em que concorreu à presidência da República pelo Podemos. Devido à sua visibilidade nacional, as legendas argumentam que o senador desequilibrou a corrida eleitoral ao ter mais recursos disponíveis.