15/05/2024 às 11h00min - Atualizada em 15/05/2024 às 11h00min

Apucarana intensifica debates para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

Da Redação

Reprodução/PMA
Apucarana segue empenhada na construção do seu Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Desde a semana passada, a Autarquia Municipal de Educação, que está à frente do processo, vem realizando uma série de encontros, presenciais e online, com os professores, pais e mães dos estudantes, membros dos conselhos de direitos, representantes das demais secretarias municipais e a comunidade. O objetivo é ouvir o maior número de pessoas possível para elaborar um documento que reflita os anseios da população e estabeleça metas e estratégias claras para a defesa dos direitos das crianças.

“O PMPI é um instrumento que possibilitará ao nosso município fazer investimentos voltados às crianças, desde o ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. A elaboração do documento é uma recomendação do Marco Legal pela Primeira Infância, disposto na Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016,” explicou a secretária de educação, Professora Marli Fernandes.


Os debates para a construção do PMPI tiveram início na última segunda-feira (6/5), quando o Professor Doutor César Nunes (Unicamp) e a Professora Doutora Ordália Alves de Almeida (UFMS) conversaram com os professores da rede municipal de educação sobre a importância do PMPI, em conferência realizada no Cine Teatro Fênix. Já no dia seguinte (7/5), a professora Maria Cristiani Gonçalves (Unicamp) abordou o assunto com as famílias dos estudantes apucaranenses, em evento no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo.

A Autarquia Municipal de Educação também realizou encontros online na semana passada, a fim de estender o debate sobre o PMPI para toda a população de Apucarana. Na quarta-feira (8/5), o Professor André Roberto Ribeiro Torres (Unicamp) conversou com o público sobre o tema “Direito à vida e à saúde”, enquanto a Professora Arlete Scaramuzza Nicoletti (Unicamp) abordou a questão do “Direito à Educação Infantil”. A Professora Suzana Montariol (Unicamp) e o Professor Cristiano Santos (Unicamp), por sua vez, convidaram os participantes a refletir respectivamente sobre o “Direito à Proteção Social” e o “Direito ao Lazer, à Cultura e ao Esporte” em evento virtual realizado na noite da quinta-feira (9/9).

“Eu gostaria de agradecer aos professores, aos pais de alunos, aos membros dos conselhos e das secretarias municipais e à população pela imensa participação que temos registrado nas conferências, presenciais e online, em prol da construção do PMPI. Defender os direitos das crianças é o mesmo que garantir o futuro de Apucarana,” disse o prefeito Junior da Femac.

Na próxima quinta-feira (16/5), a Autarquia Municipal de Educação realizará mais um encontro online sobre o PMPI. A comunidade está convidada a debater sobre os temas “Direito ao Espaço Sustentável: a cidade e o meio ambiente” (a partir das 19 horas, por meio do link, e “Direito à Cidadania e às Diferentes Infâncias (a partir das 20h 15min, por meio do link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp