09/05/2024 às 10h00min - Atualizada em 09/05/2024 às 10h00min
Alunos da rede municipal de Londrina recebem tratamento odontológico na escola
Da Redação
Vivian Honorato/PML Na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Londrina iniciou as atividades do Mais Saúde Bucal, que busca promover a ampliação das ações em saúde bucal no ambiente escolar, através do Programa Saúde na Escola (PSE).
Ao todo, serão atendidas 1.135 crianças, sendo 1.079 alunos da Escola Municipal América Sabino Coimbra, localizada na região norte de Londrina (Rua Mitsuki Shime, 150), e 56 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ruth dos Santos Silva, também na região norte (Rua Elias Daniel Hati, 1590). O Mais Saúde Bucal é uma iniciativa proposta pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e, em Londrina, é conduzida pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME).
O atendimento está sendo feito pelas equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aquiles e Padovani, com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que estarão na escola e no CMEI uma vez por semana, até finalizarem o atendimento de todas as crianças. As ações do Mais Saúde Bucal serão contínuas e todas as crianças serão reavaliadas semestralmente. E a expectativa é que esse trabalho seja replicado para as equipes de saúde bucal das demais UBSs de Londrina.
Durante a atividade, as crianças passam por três estações. A primeira etapa é de educação em saúde bucal, na qual os alunos vão receber kits de higiene bucal e aprender sobre o uso e cuidados na escovação. A segunda etapa consiste na escovação orientada e no levantamento epidemiológico de problemas bucais; e também é feita a aplicação tópica de flúor nos casos indicados. Por fim, na última etapa é realizado o tratamento dentário, que inclui o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), para os casos que também tenham indicação para tal.
O ART se baseia no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Essa técnica se baseia em procedimentos pouco invasivos, atraumáticos, nos quais são utilizadas apenas ferramentas odontológicas simples para a remoção do tecido cariado. Nesses casos não há necessidade de anestesia e são utilizados materiais adesivos com boa liberação de flúor. Dessa forma, é uma técnica com ampla aceitação por crianças, principalmente para pacientes não colaboradores. O ART pode ser considerado uma importante estratégia de controle da cárie, e capaz de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços odontológicos e favorecer a abordagem do paciente dentro do seu contexto social.
Antony Gomes, de 7 anos e aluno do 2º ano na Escola Municipal América Sabino Coimbra, participou das três etapas da ação e compartilhou como se sentiu. “É a primeira vez que vou no dentista, achei bem legal e não doeu nada. Eu achei confortável ali onde eu deitei, e se precisar venho de novo”. Sobre a atividade educacional, Antony repassou o que aprendeu. “Eu aprendi a fazer o ‘tic e tac’, que é escovar os dentes de um lado pro outro na mesma direção que um trem anda”, disse. Na atividade, os profissionais de saúde fizeram alusão ao movimento do trem para ensinar a forma correta de escovar os dentes.
A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Fabíola Mantini, explicou a importância de levar o tratamento para dentro do contexto escolar. “É uma ideia muito legal, porque nós percebemos que mesmo quando vínhamos na escola e fazíamos a ação educativa, ao identificar as crianças com problemas e enviar a carta para os pais encaminhando pro atendimento na UBS, muitas dessas crianças não chegavam no consultório e ficavam sem assistência. Aqui na escola, os pais têm a chance de autorizar o nosso serviço para que a criança tenha acesso a concluir o tratamento. A escola é um lugar muito importante para gente atingir todas as crianças”, afirmou.
As atividades da ação Mais Saúde Bucal também estão sendo realizadas em comemoração ao primeiro ano da lei n° 14.572 que incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).