30/04/2024 às 16h43min - Atualizada em 30/04/2024 às 17h45min
Curitiba recebe Selo Ouro reconhecendo cidades excelentes em governança tecnológica
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMC Cidade eleita a mais inteligente do mundo, pioneira em sancionar uma legislação voltada ao uso da Inteligência Artificial na administração pública e primeiro município do país a ter uma secretaria municipal de Inteligência Artificial, Curitiba recebeu, na noite desta segunda-feira (29/4), em São Paulo (SP), o Selo Ouro CSC GovTech. A premiação é o reconhecimento máximo conferido pela plataforma multidimensional Connected Smart Cities a cidades excelentes em governança tecnológica.
Representando o prefeito Rafael Greca, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, recebeu o certificado do selo em cerimônia realizada durante o evento CSC GovTech, realizado no Centro de Eventos Frei Caneca, na capital paulista. “É uma grande alegria levar este Selo Ouro GovTech para nossa cidade. Desde 2017 Curitiba investe, com o Vale do Pinhão, em iniciativas que usem a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e este reconhecimento confirma que a cidade está no caminho certo”, disse Paixão.
Reconhecimento máximo
O Selo Ouro é o reconhecimento máximo da premiação conferida pela plataforma multidimensional Connected Smart Cities, em parceria com a Exxas, que avaliou 50 municípios brasileiros inscritos e classificados em quatro níveis de desempenho em práticas de governança tecnológica: Aspirante, Bronze, Prata e Ouro.
Além de Curitiba, outras três cidades conquistaram o Selo Ouro, entregue a municípios que apresentam excelência em práticas de governança e resultados sustentáveis e alto nível de envolvimento com serviços digitais e inteligentes: Florianópolis (SC), Natal (RN) e Pato Branco (PR). O Paraná teve outros seis municípios premiados, em outras categorias: Rolândia (Aspirante); Apucarana, Assaí, Cascavel, Londrina e Maringá (Prata).
O Selo GovTech
O Selo GovTech tem o objetivo de incentivar e reconhecer os municípios que implementam práticas exemplares de governança em seus ecossistemas de inovação e promover a melhoria contínua da gestão municipal, fomentar a transparência, a cooperação e a participação ativa de todos os stakeholders envolvidos nos ecossistemas de inovação. Com isso, pretende-se não apenas elevar o padrão de governança, mas também estimular o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cidades.
Para classificar os municípios, a premiação avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras com serviços digitais e inteligentes em seis eixos temáticos: Políticas e Estratégias de Inovação; Participação e Colaboração das Hélices; Transparência e Acesso à Informação; Cultura da Inovação, Ambientes e Resultados de Inovação