29/04/2024 às 15h22min - Atualizada em 29/04/2024 às 15h22min
Ações do Abril Verde conscientizam 9,5 mil trabalhadores de Foz do Iguaçu
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMFI O Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, contou com 14 ações que conscientizaram 9,5 mil trabalhadores iguaçuenses. Com o lema “Da Percepção à Prevenção: Construindo Juntos um Ambiente Seguro”, o foco da campanha neste ano foi a importância do trabalho seguro, enfatizando a percepção de risco, a adesão aos procedimentos de segurança e comunicação às instituições responsáveis.
As atividades foram coordenadas pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT-VISAT) e atenderam diferentes categorias de trabalhadores com eventos em supermercados, hotéis, construção civil, além de ações preventivas em hospitais e blitzes educativas na Avenida Paraná e Terminal de Transporte Urbano (TTU). O balanço das ações foi apresentado durante um worskshop nesta sexta-feira (26) no auditório do Corpo de Bombeiros na Vila A.
De acordo com a coordenadora da VISAT Eliane Preto, o apoio da sociedade, o conhecimento e a constância nas ações são fundamentais para garantir os cuidados com a saúde do trabalhador que envolve muita responsabilidade na prevenção dos diferentes riscos como transtornos mentais, violências, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, entre outros. “Não é apenas o uso de equipamentos de proteção coletiva e individual é um conjunto de ações. O GT-VISAT vem com a proposta de trabalhar passo a passo, sem pressa, mas com resultados”, destacou.
Trabalho conjunto
As ações foram realizadas através da união de instituições públicas e privadas, incluindo Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Foztrans, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Unimed, SegutraFoz, SoluSeg, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, SafeWork, Yniatos , Colégio Jorge Schimmelpfeng, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Unioeste, Sindhotéis, Citracocifoz, Associação Brasileira da Industria de Hotéis Paraná e Instituto de Hotelaria e Gastronomia e Turismo.
Dados
Durante o workshop também foram apresentados dados sobre Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o balanço parcial de 2024 aponta que este ano foram registrados 218 acidentes de trabalho graves, 71 acidentes com materiais biológicos e 3 casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) em Foz do Iguaçu. Em todo o ano de 2023, foram contabilizados 613 acidentes de trabalho graves, 268 acidentes com materiais biológicos, 6 casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e 2 de transtorno mental no município.
Abril Verde
O Abril Verde foi escolhido estrategicamente, pois coincide com datas significativas: o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, em 28 de abril, proposto pela OIT(Organização Internacional do Trabalho). A cor verde foi selecionada por representar a Segurança do Trabalho, simbolizando a importância da prevenção.