27/04/2024 às 15h18min - Atualizada em 27/04/2024 às 18h45min

Acesf intensifica trabalhos de manutenção nos cemitérios para o Dia das Mães

Da Redação

Emerson Dias / N.Com
Em razão da movimentação de milhares de famílias nos cemitérios municipais no período do Dia das Mães, a Prefeitura de Londrina, por meio da Acesf, está intensificando suas ações regulares de manutenção nesses espaços públicos. A data é celebrada anualmente, sempre no segundo domingo de maio, este ano no dia 12, sendo uma das épocas com maior fluxo de pessoas nos cemitérios. Por conta do aumento significativo de visitantes, o órgão responsável pela administração desses locais na cidade sempre reforça, às vésperas da comemoração, os serviços que já são prestados de forma permanente ao longo de todo o ano.

Este trabalho ampliado, já em andamento, é uma forma de garantir que todo o público possa circular e prestar suas homenagens com conforto, segurança e tranquilidade. De acordo com a Acesf, em torno de 40 a 50 mil pessoas circulam pelos cemitérios municipais de Londrina no Dia das Mães. E, além do domingo que marca a data, são muitas as visitas prévias para limpeza, reparos e reformas autônomas em jazigos, o que aumenta a produção de resíduos de materiais e lixo, principalmente nas maiores unidades.


Todos os 13 cemitérios municipais de Londrina – cinco da área urbana e oito na zona rural – receberão paralelamente o cuidado acentuado da Acesf, envolvendo ações de limpeza, roçagem, capina, dedetização, pinturas, reparos e manutenções pontuais, além das atribuições normais de sepultamento. São eles os cemitérios São Pedro e João XXIII, ambos na região central; Padre Anchieta e São Paulo (leste); Jardim da Saudade (norte); e os distritais de Heimtal, Irerê, Paiquerê, Warta, São Luiz, Maravilha, Guaravera e Lerroville.

Segundo o superintendente da Acesf, Ademir Gervásio, essa manutenção engloba a limpeza geral dos espaços, lavagem das áreas de circulação interna, entrada e entorno, remoção de resíduos, lixo e materiais, entre outras atribuições. Também há cuidados em áreas de atendimento, escritórios e banheiros quando necessário.

“É importante ressaltar que tal operação já faz parte das frentes de atividades regulares mantidas em Londrina pela Acesf, independentemente de datas comemorativas, todos os dias da semana, de segunda a domingo, em escala de revezamento. Os serviços são prestados por equipes do órgão formadas por coveiros, operários, pedreiros, funcionários de limpeza e outros. Quando estamos próximos a essas datas de maior movimentação, procuramos acompanhar o crescimento de visitantes e intensificar os cuidados”, frisou Gervásio.

Além dos servidores municipais, a Acesf também mantém contrato hoje com duas empresas terceirizadas responsáveis, de forma geral, por realizar a limpeza de banheiros, varrição de áreas, retirada de resíduos, entre galhos, folhas e demais sujeiras. Estes trabalhos ocorrem de segunda a sexta-feira nos cemitérios da área urbana, de maior movimentação em relação à zona rural. “Tudo é retirado com caçambas e os itens são separados para a destinação e descarte corretos. Só para que o público tenha dimensão, recolhemos algo perto de 4 ou 5 toneladas diárias de resíduos provenientes de construção civil e materiais orgânicos como galhos e folhas, entre outros materiais. Essa demanda aumenta em algumas datas como o Dia de Finados e Dia das Mães, e precisamos estar prontos para que os locais permaneçam sempre em boas condições para receber o público”, contou.

Já nos distritos rurais, a Acesf conta com uma equipe de servidores fixa que faz operações de atividades de cemitério em cemitério. Os grupos não ficam fixos em um local apenas, indo a cada unidade e prestando os serviços necessários, de acordo com a programação. Esses cemitérios também já estão recebendo a manutenção intensificada nas semanas que precedem a data comemorativa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp