Divulgação Na primeira agenda oficial do programa Personalidades Promissoras 2024, em Paris, na França, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, ministrou nesta segunda-feira (22/4) a palestra Curitiba, cidade mais inteligente do mundo. A apresentação das ações sustentáveis da capital paranaense ocorreu durante reunião do Conselho Empresarial França-Brasil em encontro do Movimento de Empresas da França (Medef).
“Começo hoje uma agenda de compromissos internacionais estratégicos sobre gestão de cidades inovadoras, inteligentes e sustentáveis alinhada à Agenda Global e ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), criado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca para tornar Curitiba neutra em emissões de gases poluentes e resiliente aos riscos climáticos até 2050”, afirmou Eduardo Pimentel.
A palestra de Eduardo Pimentel integra a agenda do programa Personalidades Promissoras 2024, formado por representantes de 75 países. O evento é promovido pelo Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França. Todos as despesas da viagem de Eduardo Pimentel, único representante brasileiro do programa nesta edição, são custeadas pelo governo francês.
Cidade mais inteligente do mundo
Na palestra Curitiba, cidade mais inteligente do mundo, o vice-prefeito apresentou as experiências de sucesso da capital paranaense nas áreas de inovação, sustentabilidade, meio ambiente, segurança alimentar, governança pública, planejamento e segurança alimentar.
Ao grupo empresarial e político internacional Personalidades Promissoras 2024, Pimentel destacou projetos importantes como a eletrificação da frota de ônibus e a modernização sustentável dos terminais de transporte da capital paranaense, a construção do Bairro Novo da Caximba, com financiamento da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), a instalação da Pirâmide Solar de Curitiba, primeiro parque fotovoltaico em um aterro sanitário desativado da América Latina, a abertura das Hortas Urbanas em espaços abandonados para produção de alimentos e a adoção de programas de gestão hídrica inteligente e estratégica para futuras gerações.
“Todos esses programas e outros projetos inovadores como Vale do Pinhão, Farois do Saber e Inovação, Coleta Seletiva, Saúde Já, Central 156, Hipervisor Urbano, garantiram à Curitiba reconhecimentos como o de Cidade Mais Inteligente do Mundo e o de Capital Mais Igualitária do Brasil. Por isso, representar nossa cidade, em um proeminente encontro internacional de autoridades na França, além de ser uma honra, é uma grande oportunidade para troca de experiências em inovação no mundo todo”, disse.
Café empresarial
Antes da palestra, Eduardo Pimentel participou de café da manhã de trabalho no Mouvement des Entreprises de France Internacional, coordenado por Gérard Wolf, presidente da Força-Tarefa Cidade Sustentável para Medef Internacional e Unificador da Cidade Sustentável junto ao Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
No encontro, em nome do prefeito Rafael Greca, ele presenteou Gérard Wolf com a gravura Ciranda das Etnias, da artista Denise Roman. A peça também foi entregue, depois da apresentação e da reunião do Conselho Empresarial França-Brasil, ao senador francês Fabien Gay, em visita ao parlamento francês.
Autoridades
O café empresarial contou com a presença de várias autoridades internacionais, entre elas, Philippe Gautier, CEO no Medef Internacional; Etienne Dausse, gerente de Projetos Américas no Medef Internacional; Ines Baudienville, força-tarefa Cidade Sustentável no Medef Internacional; Delphine L'aot, chefe do Programa de Convite para Líderes do Futuro; Nicolas Frerot, sherpa Cidade Sustentável; e a Daniela Cerdeira, intérprete.
Intercâmbio estratégico
A agenda de Eduardo Pimentel na França segue intensa até a próxima quinta-feira (25/4). A programação inclui reuniões com lideranças internacionais, almoço no Senado francês, visitas ao Ministério das Relações Exteriores da França (Quai d’Orsay), à tradicional Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris, Prefeitura de Lyon, multinacional Dassault Systèmes.
As reuniões abordam temas atuais na agenda global e debatem o sucesso dos programas implementados pela Prefeitura de Curitiba, como gerenciamento de água, transporte urbano, economia circular, planejamento urbano inteligente, gerenciamento e tratamento de resíduos. A programação contempla cursos e visitas técnicas sobre sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade.