A sede própria do Conselho Tutelar do município de Fazenda Rio Grande é realidade. Na manhã desta sexta-feira, 19, o importante equipamento para a garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes foi apresentado a população fazendense.
Com o valor de R$ 1,3 milhão a obra conta com mais de 222 metros quadrados em um espaço totalmente inclusivo e sustentável. Com recepção, cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além dos vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno. Algumas das salas são preparadas para o atendimento de forma particular, a chamada escuta qualificada.
A obra é fruto do bom relacionamento da atual gestão com o Governo do Paraná, que por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, aportou os recursos para concretização do prédio.
Além dos recursos financeiros para a obra, o Fundo Estadual da Infância deliberou, por meio do conselho, a destinação de R$ 110 mil para a compra de mobiliário para equipar o espaço, que mensalmente, atende cerca de 600 pessoas para orientações, recebimento de denúncias, conversas e diversas situações relacionadas às crianças e adolescentes.
No início desta gestão, o Conselho Tutelar funcionava em um prédio com muitos problemas estruturais, e que até passou por um alagamento, colocando em risco os profissionais e toda documentação arquivada.
Tomado esse conhecimento, de imediato, foi locado outro imóvel para abrigar o Conselho, enquanto buscavam viabilizar a construção de uma sede própria. Assim que viabilizado, o município doou o terreno em uma ótima localização da cidade e preparou toda infraestrutura necessária ao redor, como ruas e calçadas, para receber a obra concluída em tempo recorde pelo Estado.
Para a coordenadora de Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação, Geonice Araújo, este é um momento ímpar pela união de esforços entre município e estado em prol da criança e do adolescente. “Gostaria de parabenizar os envolvidos pela agilidade na entrega desta importante obra, fundamental para as ações integradas de cuidados à criança e ao adolescente.”
De acordo com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag, o local é o ideal para um atendimento confortável e humanizado. “Cada pedacinho desta obra foi pensada para tornar o lugar acessível e acolhedor. Queremos trazer a imagem de um lugar onde as crianças e adolescentes possam vir e se sentir bem para conversar, interagir e brincar”.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o equipamento é essencial para o fortalecimento das ações de combate à violência infantil, mas principalmente, para ser uma grande parceria das famílias. “Precisamos acabar com a imagem do Conselho Tutelar de pessoas que fazem o mal às famílias, aqui é um local de acolhimento, de conversa, de estabelecer novos sonhos, novas conquistas. Essa ideia é que temos que passar para as nossas crianças e reforço a toda a sociedade, que busquem ajuda, que não deixem a violação acontecer contra as nossas crianças, venham, comuniquem, peçam auxílio, que tenho certeza, que assim cumpriremos o dever que é de todos, de guardar e proteger as nossas riquezas”, ressaltou.