Divulgação/SRP A 62° edição da ExpoLondrina termina no próximo domingo (14), mas a movimentação na Via Rural Smart Farm segue a todo vapor. Pela extensão do passeio, é possível ver uma diversidade de público, com frequentadores de todas as idades.
Porém, quem se destaca em meio aos visitantes são as crianças e adolescentes trajados de uniformes escolares. Colégios das redes pública e particular organizam passeios trazendo os alunos para o passeio educativo entre os estandes de pesquisas acadêmicas e projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
As crianças se divertem, assimilando os conceitos que aprendem em sala de aula com as apresentações dos estandes da Via Rural. Para muitos deles, é uma forma de ver o conhecimento em prática, ao mesmo tempo em que descobrem coisas novas e ainda, aproveitam um passeio fora da escola.
Aos 10 anos, Beatriz Cremonez Martins, veio pela primeira vez a ExpoLondrina com a turma da Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior e ficou encantada com a produção de café. “Eu fiquei tipo assim, como é que consegue plantar tanto café? Foi muito legal de conhecer, adorei! Gostei também de ver os animais. É bem legal vir com o colégio, essa iniciativa de trazer a gente em alguma coisa sobre o que as crianças gostam. É um passeio divertido, diferente. Melhor do que ficar na escola. Melhor do que fazer prova!”, completou rindo.
Os alunos mais velhos também tiram muito proveito do passeio na Via Rural. A aluna do segundo ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), Ingrid Gabrielly Braz, considera que as excursões feitas pelas escolas são muito relevantes ao apresentar aos alunos novos aprendizados sobre uma área de atuação que é tão grande nacionalmente. “Eu acho que é muito interessante porque traz novas experiências e você aprende muito mais sobre um setor muito importante do nosso país.”
O retorno dos professores é semelhante ao ver o proveito que os alunos tiram de um passeio como esse. Queren Anie Santos trouxe pela primeira vez a ExpoLondrina sua turma com crianças de quatro anos do Centro Municipal de Educação Infantil Malvina Poppi Pedriali.
A professora espera que possa realizar essa excursão novamente para trazer mais crianças, mas já afirma ser uma experiência ótima. “Eles adoraram, estão adorando o passeio. Tem uma proveito na escola também, na parte pedagógica. É muito legal, porque as crianças estão fazendo um projeto sobre animais. Então a gente aproveitou para trazê-las, para conhecer os animais, as plantas”, explicou a professora.
Produtores Rurais
Além dos colégios, a Via Rural Smart Farm também recebe a visita de produtores rurais, muitos de fora da cidade, que viajam para conferir as novidades e curtir um passeio na exposição.
Esse é o caso da produtora Eliane Vellini, proprietária de uma área de terras em Colorado, município localizado a 124 quilômetros de Londrina. “Todos os anos a gente vem, sempre sai daqui com algum aprendizado novo para investir lá e ter um retorno. Aqui é tudo muito bem organizado, e a recepção é muito atenciosa”, disse.
Para famílias que têm conexões com a agricultura, a Via Rural ajuda a relembrar as boas memórias, como foi para a professora Vilma Rezende e sua mãe, Brunilda Schulz.
Para as duas, a produção de café fala com raízes da família e ver a explicação da produção do grão é como olhar para a história de todos eles. “Essa parte rural, está impregnada na Dona Brunilda. Nós estávamos numa colônia alemã perto de Astorga, em Tupinambá, desde a década de 50, 60, até a Grande Geada. E nós fomos reflexo da Grande Geada, que foi quando pararam de produzir o café e viemos pra Londrina. Meu pai foi trabalhar em uma loja e minha mãe era costureira e cuidava da gente. E aí, adotamos Londrina, né mãe?”, começa Vilma.
Dona Brunilda, aposentada aos 82 anos, confirma que passear pela extensão da Via Rural é uma atividade ótima para, em suas palavras, arejar os pensamentos e encher os olhos com as flores. “Está bem gostoso andar, dá as lembranças do tempo que eu trabalhava no sítio, meus pais sempre tinham sítio, eu vim do Rio Grande do Sul, para o Paraná, com 21 anos. Já estou com 82 e estou aí, firme e forte, sempre visitando a fazendinha”, completou.
Serviço - A Via Rural funciona em todos os dias da ExpoLondrina, de 5 a 14 de abril. Os horários são de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e aos finais de semana, das 9h às 19h. Atuando como uma extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), diversos projetos da comunidade acadêmica universitária estão disponíveis com apresentações e atividades para os frequentadores.