13/04/2024 às 14h33min - Atualizada em 13/04/2024 às 14h33min
Fórum G7: gestores culturais do Paraná debatem ações em conjunto no território
Da Redação
Divulgação/PMFI O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) sediou a 2ª reunião técnica do Fórum G7, composto por gestores culturais do Paraná. Este grupo, composto por Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Guarapuava, tem como missão identificar e fomentar parcerias, além atuar de forma colaborativa para fortalecer iniciativas culturais e promover ações de interesse coletivo.
Realizado pela Fundação Cultural, este segundo encontro contou com o apoio do PTI e da Itaipu Binacional. Entendendo a cultura como um catalisador do turismo, e o setor como principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, torna-se estratégico integrar as ações de cultura na missão do desenvolvimento regional.
O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, destaca que em termos materiais, o impacto se reflete na economia e na geração de empregos. “Entre os aspectos imateriais, podemos ressaltar a preservação do patrimônio cultural e artístico, o fomento da prosperidade em regiões não convencionais para o turismo e a promoção de intercâmbios culturais enriquecedores”. Outro ponto relevante ao PTI, é a democratização da cultura a partir de ações para toda a sociedade, olhando para o território e quais suas especificidades, comenta Benites.
O diretor presidente da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues, agradeceu a hospitalidade do Parque Tecnológico em receber o encontro e destacou a importância do trabalho de cooperação desenvolvido pelo grupo. “É importante termos parceiros como o PTI e Itaipu, olhando para a promoção da cultura para que possamos prosperar em conjunto”, afirmou Juca. Na oportunidade, o presidente apresentou o objetivo, missão e atuação do G7 aos presentes.
Além dos integrantes do G7, a Itaipu Binacional esteve representada pelos técnicos Tamiris Amancio e Rodrigo Cupelli, da Divisão de Educação Ambiental, que apresentaram as ações voltadas ao Ecomuseu de Itaipu, e Educação & Governança Participativa, respectivamente. Também esteve presente o diretor do Instituto 100 Fronteiras, Denys Grellman.
A cultura no ecossistema do PTI! — Mais do que uma pauta debatida, Cultura tem sido uma realidade nas ações executadas pelo PTI. A partir da criação da Diretoria de Turismo, em setembro de 2023, olhou-se para a necessidade de dedicar-se especialmente ao tema, entendendo que quando o setor de turismo olha para a cultura como um eixo norteador para tomada de decisão, o turista e comunidade são beneficiados.
Atualmente, Felipe Cavalcante coordena a pasta ligada à gerência de Turismo Sustentável, sob a gestão de Silvana Gomes. Nos últimos seis meses, diversas iniciativas culturais foram promovidas em Foz do Iguaçu, incluindo apoio a eventos como o Natal e o Carnaval, também na realização da Mostra Arte de Toda Gente e o Bossa Criativa Festival de Música, bem como apresentações de teatro e música no Cineteatro Barrageiros. “Em parceria com a Itaipu Binacional, destacamos o Espetáculo Itinerante de Natal, uma carreta que percorreu os 16 Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu”, comenta Felipe. Além disso, também houve participação ativa no Conselho de Políticas Culturais do município.
Sobre o PTI — O Parque Tecnológico Itaipu é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade. O PTI faz a gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu desde 2007, e tem voltado seu olhar ao setor de turismo com vistas a atender sua missão, que é transformar conhecimento e Inovação em bem-estar social. Internamente, as atividades culturais destinadas aos habitantes do Parque Tecnológico Itaipu, também estão voltando. “Essa é uma forma de enriquecermos o dia a dia dos colaboradores, estudantes, parceiros e terceirizadas, com manifestações artísticas e culturais”, comenta o coordenador de cultura.