09/04/2024 às 12h00min - Atualizada em 09/04/2024 às 12h00min
Polícia Militar inicia teste de câmeras nas fardas em oito cidades do Paraná
Da Redação
Reprodução/PMPR A Polícia Militar do Paraná começou a testar câmeras nas fardas em seis municípios nesta segunda-feira (8). Os 300 equipamentos estão sendo avaliados por agentes de Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá.
De acordo com comunicado da PMPR, os equipamentos estão sendo utilizados, neste momento, por agentes que têm maior interação com a população. A polícia afirma que os equipamentos "iniciam o processo de gravação imediatamente após serem removidos da estação de armazenamento e carregamento".
Os arquivos gerados pelas câmeras corporais da Polícia Militar são transferidos para um software de gestão em nuvem, o que gera os registros automaticamente quando o dispositivo é colocado na base de carregamento. A Polícia Militar esclareceu, por meio de nota, que não há intervenção do agente no funcionamento da câmera acoplada na farda.
Cada câmera corporal tem autonomia de 12 horas contínuas de gravação, produzindo imagens com resolução de 720p. O Governo do Paraná está investindo R$ 84 mil por mês no serviço, ultrapassando a marca de um milhão anualmente.
A empresa Tronnix Soluções de Segurança LTDA, de Goiânia (GO), venceu a licitação pública para fornecer os equipamentos. O contrato para aquisição dos equipamentos foi assinado pela Sesp em novembro de 2023 e é válido por um ano.