01/04/2024 às 10h00min - Atualizada em 01/04/2024 às 10h00min
Julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro será nesta segunda-feira (1)
Da Redação
Reprodução/Agência Senado As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que buscam a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) terão início às 14h desta segunda-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, de forma presencial.
Além desta segunda-feira, o TRE também reservou a quarta-feira (3) e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A duração exata dependerá da velocidade dos votos da corte, podendo durar os três dias programados ou ser concluído antes.
Moro, que ingressou na política após ganhar destaque nacional como juiz responsável pelos processos da Lava Jato, é acusado de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos.
As ações contra Moro têm conteúdo semelhante e serão julgadas em conjunto pela corte. O julgamento foi adiado pelo menos duas vezes.
Os processos foram instaurados pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança - FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.
Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do mandato.
Durante o processo, o senador negou as acusações. Em seu depoimento presencial em dezembro de 2023 no TRE, Moro afirmou que as acusações são infundadas e que seguiu todas as regras.
A equipe de Moro informou que o senador não irá se pronunciar e não confirmou sua participação no julgamento.