27/03/2024 às 15h47min - Atualizada em 27/03/2024 às 15h47min
Nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem avanços nas aduanas, pista e viaduto
AEN
Divulgação/DER PR A obra de implantação da rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste, atingiu a marca de 24,64% de execução em março, o que representa um investimento de R$ 33,7 milhões até o momento. A obra é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, e resulta de uma parceria com o governo federal e a Itaipu Binacional.
Ela inclui a construção de duas novas aduanas para fiscalizar a entrada e saída de mercadorias dos países da Tríplice Fronteira, com serviços avançando nas duas. Na aduana Brasil-Paraguai foi atingida a marca de 90% da execução da infraestrutura do edifício central e da cobertura geral.
Na nova aduana Brasil-Argentina estão em andamento a terraplenagem do espaço que será ocupado pela administração e a implantação de dispositivos do sistema de drenagem, além de já terem sido executadas ao todo 100 estacas raiz das bases do edifício central, de um total de 600 planejadas.
Também está avançando a terraplenagem entre o viaduto no entroncamento com a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e a Avenida República Argentina, para implantar a plataforma da nova pista, e também nos aterros de acesso ao futuro viaduto na interseção da Avenida Maria Bubiak com a Avenida Filipe Wandscheer.
Quanto à pavimentação da rodovia, as frentes estão atuando entre a Rua Carlos Hugo Urnau e Rua Francisco Fogaça do Nascimento, com execução da camada de sub-base da pista com rachão; e nas proximidades da Avenida Perimetral Leste estão sendo executados cerca de quatro quilômetros de base da pista e imprimação, que serão seguidos pela aplicação da camada asfáltica.
O DER/PR publica boletins mensais sobre o andamento da obra, distribuídos por e-mail para interessados, que podem se cadastrar AQUI. A publicação inclui informações sobre atividades da equipe de gestão ambiental da obra da Perimetral Leste e da Ponte da Integração Brasil-Paraguai. O novo ritmo dos trabalhos foi possível após acordo homologado na Justiça Federal, que resultou na inclusão na obra e atualização do valor para R$ 136,8 milhões.