14/03/2024 às 12h00min - Atualizada em 14/03/2024 às 12h00min
Prefeitura de Apucarana intensifica ações na Semana D em combate à Dengue
Da Redação
Reprodução/PMA Participando da campanha Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue, Apucarana intensifica as ações de prevenção e combate à doença. A Semana D da Dengue, que segue até o próximo sábado (16), é uma iniciativa liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa visando reforçar as medidas de orientação e as ações de retiradas de focos do mosquito Aedes aegypti nas cidades do Estado.
O grupo com as primeiras-damas das cidades que aderiram à campanha, incluindo a de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, foi definido em uma reunião realizada virtualmente com mais de 400 representantes municipais e de órgãos estaduais, em que foram apresentados os dados epidemiológicos do Estado.
“É um desafio que foi colocado aos municípios para que, de maneira conjunta, possamos minimizar este problema. Teremos as ações previstas para estes dias, mas a ideia é que, a partir desta mobilização pontual, criem-se hábitos para se combater a dengue diariamente”, afirmou Luciana Massa.
Carmen Martins relaciona as iniciativas que Apucarana vem realizando há mais de 2 meses no combate a dengue. Os agentes de endemias, com o reforço de soldados do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, intensificaram as vistorias nas residências ao mesmo tempo em que reforçam com os moradores as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.
Esse trabalho dos agentes de endemias e soldados antecede outra ação de enfrentamento da epidemia. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizam o serviço de coleta de matérias inservíveis que são colocados na calçada pelos moradores. A ação já chegou a 80 bairros onde foram recolhidos 750 caminhões de material que poderiam acumular água, entre outros itens que podem ser descartados dos quintais.
A prefeitura também começou no dia 24 de janeiro a prestar um reforço nos serviços prioritários para as pessoas com sintomas de dengue. O hall de entrada do Ginásio Lagoão foi transformado na Central de Atendimento de Combate à Dengue. A estrutura no local começa pela ala da recepção, seguida do setor de triagem e da sala de espera para consulta. Foram instalados 6 consultórios médicos que têm em anexo a sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia). Até o momento foram prestados 12.253 atendimentos no local.
As ações realizadas ao longo da Semana D da Dengue serão compartilhadas entre o grupo de cidades participantes da campanha, permitindo que as ações mais eficazes inspirem outros municípios e sejam replicadas.