A Itaipu recebeu, nessa quinta-feira (7), uma comitiva da Clean Energy Ministerial (CEM), órgão internacional voltado a incentivar a transição energética dos países. Em setembro, Foz do Iguaçu vai sediar a 15ª edição da CEM e a 9ª edição da Mission Innovation (MI), uma iniciativa global para acelerar a inovação pública e privada de energia limpa para lidar com a mudança climática. No mesmo período a cidade também vai receber as reuniões ministeriais do G-20.
O chefe da secretaria do CEM, Jean Francois, foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, no Edifício da Produção. Na ocasião, o diretor pode explicar as ações de Itaipu, alinhadas às diretrizes do Governo Federal, em relação à produção de energia limpa e ao combate às mudanças climáticas.
“Na presidência do G-20, o presidente Lula dá uma grande importância à transição energética, e o Brasil tem vantagem histórica nesse tema, porque a maior parte de nossa energia é por hidrelétricas. Além disso, temos um crescimento de outras fontes limpas como a eólica e a solar. Somos um símbolo de política energética limpa”, afirmou o Enio Verri.
Segundo ele, a Binacional não é somente modelo na produção de energia limpa e renovável, mas traz a integração como um de seus mais fortes valores. “Não há como pensar em alternativas energéticas sem falar em integração regional, em cooperação entre os países”, concluiu.
Para Jean François, Itaipu é exemplo de como a geração renovável pode alavancar o crescimento econômico do país. “E nós esperamos demonstrar isso para a comunidade internacional. Itaipu tem mostrado muitas maneiras diferentes de vencer este desafio e nós esperamos poder compartilhar esse conhecimento com outros países para que possamos replicar esse caso de sucesso”, disse.
Também integraram a comitiva Jane Barbiere e Melisande Liu, ambas da secretaria do CEM. O diretor técnico executivo de Itaipu, Renato Sacramento; a chefe do escritório de Itaipu em Brasília, Ligia Leite Soares; e a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Ana Paula Hedler também participaram do encontro.
Visita à Itaipu Depois do encontro no Edifício de Produção, a comitiva fez uma visita panorâmica à usina hidrelétrica de Itaipu. Eles também conheceram a Unidade de Demonstração de Biogás e a Planta de Hidrogênio, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
A comitiva também foi recebida pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. No período da tarde, fizeram uma visita técnica aos hotéis Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort e Mabu Thermas Grand Resort, locais onde acontecerão os encontros no final de setembro.