A partir de amanhã (9), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a faixa de vacinação contra a dengue para adolescentes de até 14 anos. Portanto, pais e responsáveis podem levar seus filhos de 10 a 14 anos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), munidos de documentos pessoais da criança, para que seja aplicada a dose do imunizante.
Com a intenção de trazer celeridade à cobertura vacinal, a SMS vai disponibilizar a vacina em quatro UBSs neste sábado (9), sendo que as unidades vão funcionar das 9h às 17h. Não é necessário realizar agendamento, a vacinação é por livre demanda. As unidades que estarão abertas são a do Jardim Alvorada, na região centro-oeste; Armindo Guazzi, na região leste; Guanabara, na região sul; e Parigot de Souza, na região norte. Já as UBSs dos distritos de Paiquerê e Lerroville abrem das 7h às 13h para realizar o acompanhamento de pacientes com suspeita e confirmação de dengue, e aproveitarão para ofertar a vacina para as crianças da zona rural de Londrina.
O Município de Londrina recebeu 13.204 doses da vacina contra a dengue na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Esse número abrange toda a população londrinense na faixa etária de 10 e 11 anos, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, do total das vacinas recebidas, apenas 3.613 doses foram aplicadas até a data de ontem (7). Devido à baixa procura pela população, e na tentativa de ampliar a cobertura vacinal do município, as 9.591 vacinas restantes serão disponibilizadas, também, para as faixas etárias de 12 a 14 anos.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explica a decisão de ampliar a faixa etária da vacina devido à baixa procura. “Nossa preocupação é a proporção que a dengue tem tomado na cidade. A vacina é uma forma adequada de proteção, sem falar em todas as ações que nós estamos realizando em campo, como a aplicação de veneno, fumacê e atividades com as equipes de endemias. Ou seja, o imunizante é um grande aliado para que a gente possa enfrentar esse cenário epidemiológico atual”, afirmou.
Ainda sobre a importância de aumentar a cobertura vacinal contra a dengue, Machado acrescenta. “A Prefeitura de Londrina tem buscado todas as alternativas possíveis para facilitar o acesso da nossa população à vacina contra a dengue, mas é preciso que a população busque as unidades de saúde e leve as crianças para se vacinar. Essa faixa etária não foi escolhida de forma aleatória pelo Ministério da Saúde, é a segunda faixa etária com maior índice de complicações e internações em decorrência da dengue, logo depois dos idosos”, completou.