04/03/2024 às 11h00min - Atualizada em 04/03/2024 às 11h00min

Londrina já vacinou 3,2 mil crianças contra a Dengue; doses seguem disponíveis nas UBSs

Da Redação

Reprodução
Londrina se tornou a primeira cidade do Estado do Paraná a iniciar a vacinação de crianças entre 10 e 11 anos contra a Dengue. O município recebeu 13.204 doses da vacina, correspondentes à população nessa faixa etária, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A vacinação está disponível em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, incluindo as dos distritos. As UBSs abrem às 7h, e a Secretaria de Saúde pede que as famílias busquem a vacinação até as 18h, sem a necessidade de agendamento. Os pais devem comparecer à unidade de saúde mais próxima com o documento pessoal da criança. As unidades dos distritos funcionam das 7h às 16h.


O imunizante utilizado é o Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda, aplicado em duas doses com intervalo de 90 dias entre elas. Pessoas que tiveram dengue devem aguardar seis meses antes da primeira dose. Se houver infecção entre as doses, o intervalo passa para 120 dias.

A decisão de vacinar nessa faixa etária foi baseada em estudos que mostram maior índice de hospitalização e complicações por dengue entre crianças de 10 a 14 anos, excluindo idosos. A vacinação visa reduzir essas possibilidades em mais de 90%.

Vale ressaltar que há contraindicações na vacina contra a dengue. De acordo com o Ministério da saúde, pessoas com suspeita de dengue ou diagnóstico há menos de 6 meses, não devem se vacinar. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp