02/03/2024 às 14h13min - Atualizada em 02/03/2024 às 14h45min
Sistema Paranaense de Fomento participa de reunião internacional de instituições financeiras de desenvolvimento
AEN
Divulgação/Alide O diretor Financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da Fomento Paraná, Gustavo Mattana, representaram o Sistema Paranaense de Fomento na IV Reunião de Economistas-Chefes de Instituições Financeiras de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, realizada em Lima, no Peru, dias 29 de fevereiro e 1º de março.
O evento, promovido pela Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE), discutiu políticas públicas das agências de fomento e bancos de desenvolvimento da América Latina representados pela ALIDE. O encontro centrou o debate no “Alinhamento da Banca de Desenvolvimento com as Principais Iniciativas e Acordos Globais Relevantes para a América Latina e Caribe”. Foram abordadas questões de financiamento sustentável relacionadas à tecnologia, PMEs, inclusão financeira e igualdade de gênero.
O representante da Fomento Paraná, Gustavo Mattana, participou de um painel para falar sobre a experiência da instituição na avaliação do impacto das operações de crédito. Ele apresentou os estudos sobre a classificação da carteira de crédito da Fomento Paraná em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A instituição atingiu um índice de 92% de aderência aos ODS com as linhas de financiamento disponíveis.
“Foi uma experiência muito positiva, dando uma projeção maior para a Fomento Paraná. Foi possível interagir com as demais instituições de fomento da região da América Latina e Caribe, como COFIDE, do Peru, BROU, do Uruguai, FIRA do México, dentre outras, além das instituições do próprio Sistema Nacional de Fomento”, afirma Mattana. “Isso acaba expondo a Fomento Paraná a novas experiências e projetando o Paraná como estratégico na América Latina, porque o estado é quase do mesmo tamanho que algumas das economias da região”, completou.