02/03/2024 às 13h11min - Atualizada em 02/03/2024 às 13h11min
Foz do Iguaçu: Hospital Municipal recebe 23 novos médicos residentes
Da Redação
Divulgação/PMFI O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, recebeu nesta sexta-feira (1º), 23 novos médicos residentes que atuarão na unidade hospitalar pelos próximos anos. Eles foram selecionados via processo seletivo, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Cirurgia Geral e Psiquiatria.
A 10ª aula inaugural do programa aconteceu no auditório do Hospital Municipal e contou com presença dos diretores da unidade hospitalar e COREME (Comissão de Residência Médica). Eles deram as boas vindas e fizeram o acolhimento aos novos residentes.
“Estamos com a missão honrosa de como direção Executiva, presenciarmos este momento. Queremos desejar as boas vindas e um excelente aprendizado aos novos residentes, além de deixar uma mensagem para quem quiser conversar e se inteirar sobre a nossa instituição, estamos de portas abertas ao diálogo. Vocês estão no melhor lugar para aprender e com a melhor equipe de profissionais”, disse a diretora Técnica do hospital, Dra. Bárbara Castro.
A nova coordenadora da COREME, Dra. Adriana Moraes ressaltou a competente equipe de profissionais de preceptores, coordenadores e supervisores do hospital. “Nossa missão é guiá-los, pois o caminho cada de um de vocês irá trilhar, mas oferecemos excelentes profissionais para o suporte, apoio, e para nortear a carreira de vocês”.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é referência em trauma e outras especialidades para os municípios da 9ª Regional de Saúde, turistas nacionais e estrangeiros, além de ser um grande complexo hospitalar e com um excelente parque tecnológico para esses atendimentos.
O preceptor da ortopedia do hospital, Dr. Marcel Stathacos e Castella, participou da solenidade e destacou o grau de conhecimento que vão adquirir na grande escola chamada Hospital Municipal. “O hospital é isso, ele é multidisciplinar, onde o bom convívio é primordial entre as especialidades, caso contrário, ele não funciona. Aproveitem esses anos, absorvam as técnicas e conhecimentos, mas também o propósito de fazer a diferença, em cada paciente assistido. Contem comigo”, declarou Castella. A aula inaugural foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa da instituição, junto a COREME.
Residência Médica
A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, com a duração entre 2 a 3 anos, caracterizada por treinamento em serviço de tempo integral, em que o profissional faz o processo seletivo em instituições reconhecidas pelo MEC e escolhe a preferência da área.
Após as calorosas boas-vindas, os novos residentes tiveram a oportunidade de se integrar com os diferentes setores da instituição, incluindo o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e o Núcleo Interno de Regulação e a Auditoria Interna. Essa integração proporciona aos residentes uma compreensão mais ampla do funcionamento interno do hospital e da importância de cada departamento no processo de prestação de cuidados de saúde.
Além disso, o momento de descontração proporcionado pelo coffee break permite aos residentes interagir informalmente entre si e com os profissionais da instituição, promovendo o estabelecimento de conexões e o fortalecimento do espírito de equipe. Essas atividades complementares à aula inaugural evidenciam o compromisso do Hospital Municipal Padre Germano Lauck em proporcionar uma experiência abrangente e enriquecedora para seus novos residentes, preparando-os não apenas para os desafios clínicos, mas também para a compreensão do ambiente hospitalar como um todo.