02/03/2024 às 12h00min - Atualizada em 02/03/2024 às 12h00min
Secretaria de Saúde integra 74 novos residentes em programas de formação em Curitiba
Da Redação
Reprodução/FEAS Nesta sexta-feira (1º), Curitiba deu as boas-vindas aos 74 novos residentes da área da saúde dos programas de Medicina e Multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A cerimônia de integração aconteceu no auditório do Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho.
Os participantes foram recebidos pela equipe acadêmica e puderam conhecer os coordenadores dos seus programas e as regras institucionais. A diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Tatiane Filipak, salientou a importância da capacitação em uma rede de saúde estruturada e integrada como a de Curitiba.
“Os programas de formação demonstram o compromisso de Curitiba com a excelência na formação de profissionais dedicados ao serviço público, fortalecendo a capacidade de fornecer assistência de qualidade aos usuários, nossos pacientes, que são a razão do nosso trabalho”, disse Tatiane.
A enfermeira Érica Barbosa Assis é uma das novas residentes em Enfermagem em Urgência e Emergência. Formada em 2010, ela conheceu o programa no ano passado, durante o Simpósio de Urgência e Emergência, e se encantou com o treinamento de atendimento neonatal. "Fiquei muito interessada em me especializar nesta área, então assim que saiu o edital me candidatei à vaga", explica.
Mais vagas
A gerente do Centro de Educação e Pesquisa, Isabel Zanata, destacou a qualidade dos cursos ofertados e a aprovação pelo Ministério da Saúde da ampliação de vagas e áreas de ensino pela instituição. Neste mês, Curitiba passa a oferecer 28 vagas inéditas em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional.
“Para celebrarmos esses 10 anos, também tivemos a aprovação de ampliação de vagas e áreas, como para o Programa de Clínica Médica e Geriatria, e para o Programa Multiprofissional de Saúde do Idoso”, destacou Isabel.
A aula inaugural dos programas será no dia 15 de março, com os 262 alunos aprovados.
Os programas de residência em saúde são uma importante ferramenta para a formação de profissionais qualificados e para a melhoria da qualidade da assistência à saúde na cidade.