26/02/2024 às 20h48min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h48min
Tercilio Turini pede à rede de farmácia que garanta preservação de chaminé histórica em Londrina
Da Redação
Reprodução A preservação da chaminé da antiga Serraria e Cerâmica Mortari é fundamental como homenagem aos pioneiros, monumento da história de Londrina e uma referência de uma época para as atuais e as futuras gerações. É a opinião do deputado estadual Tercilio Turini, que enviou documento à direção da Rede de Farmácias São João, solicitando a busca de uma solução conjunta com poder público e comunidade para garantir a manutenção da chaminé construída em 1936.
"A chaminé é um grande marco que desponta na memória afetiva dos londrinenses, para aqueles que viveram na época da construção e também as pessoas mais novas que buscam conhecer como foi o passado e a evolução de Londrina" - aponta o deputado em expediente enviado ao presidente da empresa com sede no Rio Grande Sul, Pedro Henrique Kappaum Brair, sugerindo abertura de diálogo para desenvolver projeto de memorial no local.
A empresa vai instalar uma farmácia no imóvel e pretende demolir a chaminé. Hoje de manhã inclusive ia iniciar a derrubada, mas foi impedida por um ato administrativo baixado pelo prefeito Marcelo Belinati. "Foi uma medida correta que evitou o pior, que é a demolição. A comunidade quer conversar e encontrar um caminho para preservar a chaminé, então o prefeito agiu adequadamente", avaliou o deputado Tercilio Turini.
O documento ao presidente da empresa informa que a chaminé que agora em 2024 completa 88 anos indicava o complexo da família de Amadeu Mortari - que fabricava muito do que foi usado nas casas, no comércio e em todo tipo de construção da cidade que começava a se formar.
"Familiares lembram ainda que a madeira beneficiada também era vendida em outros estados, exportada para vários países e inclusive utilizada na Inglaterra na fabricação de grandes barcaças durante a II Guerra Mundial" - argumenta o deputado.
Tercilio Turini ressalta que Londrina vai completar 90 anos no próximo dia 10 de dezembro e a preservação da chaminé pode ser um grande presente para a cidade na comemoração das nove décadas de fundação do município.
"A cidade acolhe a expansão dos negócios com satisfação e agradece aos grupos que enxergam o potencial londrinense e para cá trazem novos investimentos que movimentam a economia, criam empregos e proporcionam renda às famílias. Avaliamos que a empresa tem uma boa oportunidade de inserir a marca na história do município e no coração dos londrinenses" - enfatiza o deputado estadual Tercilio Turini.