17/02/2024 às 15h17min - Atualizada em 17/02/2024 às 17h30min
Forró do Aluguel anima o pós-Carnaval neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila
Da Redação
Divulgação/PML O primeiro Forró do Aluguel de 2024 da Vila Cultural Casa da Vila promete animar o pós-Carnaval de Londrina neste domingo (18). A festa começará a partir das 19h, na sede da entidade, localizada na Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil. A entrada custa R$ 15.
Para animar as atividades, está confirmada a presença do Trio Caviúna e da DJ Luciana Telles, que já participaram outras vezes do evento. O vocalista do trio, Rafael Rosa, também faz parte do grupo gestor da Vila Cultural, e conduz oficinas gratuitas de brincadeiras tradicionais todas as sextas-feiras, às 17h, na Casa da Vila.
O Forró do Aluguel foi criado em 2015, quando o espaço ainda não recebia recursos do Município, sendo pensado como uma ação autônoma para contribuir para o pagamento dos custos básicos do local, como aluguel, água e luz. Atualmente, a Vila Cultural Casa da Vila recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Realizado mensalmente, o evento reúne de 80 a 150 pessoas em cada edição. Tendo se tornado uma tradição local, a festa visa captar recursos complementares para a melhoria do espaço e realização de suas atividades.
Por meio de parcerias com organizações públicas e privadas, a Casa da Vila oferece diversas oficinas e cursos para a comunidade. Entre eles, estão aulas de capoeira Angola para adultos e para crianças, dança afro, canto para mulheres, dança de salão, costura, brinquedos e brincadeiras tradicionais. Além disso, o espaço também sedia as sessões de cinema promovidas pelo cineclube do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine).
Para 2024, as expectativas da vila cultural são de ampliar a programação, sobretudo através do intercâmbio de referências da cultura tradicional brasileira. Conforme a programadora cultural do espaço, Vanessa Rodrigues de Morais, a meta é tornar a agenda de atividades semanais ainda mais recheada de oficinas e aulas.
“Essas atividades serão voltadas para a cultura tradicional brasileira, saúde e bem-estar, com um enfoque transversal cada vez maior no desenvolvimento de uma cultura antirracista, que a cada dia possa plantar sementes de respeito às nossas ancestralidades afro-pindorâmicas”, destacou Morais.
Oficinas de xilogravura – Também com patrocínio do Promic, a Vila Cultural Casa da Vila oferece a oficina de xilogravura, arte muito referenciada no Nordeste brasileiro e na literatura de cordel. As atividades acontecem de 19 de fevereiro a 13 de abril, das 14h às 17h, na sede da vila. A oficina é gratuita e qualquer pessoa acima de 15 anos pode participar. Para se inscrever, é preciso acessar o formulário que consta neste link.