06/02/2024 às 11h00min - Atualizada em 06/02/2024 às 11h00min

Volta às aulas: Mais de 27 mil alunos iniciam o novo ano letivo em Foz do Iguaçu

Da Redação

Reprodução/PMFI
A pequena Ágatha, de 7 anos, estava ansiosa para iniciar o primeiro dia aula na Escola Elenice Milhorança, no Jardim América, nesta terça-feira (06). “Eu adoro a escola, eu estava com muita saudade da minha professora, é o que eu mais sentia falta”, comentou, animada. 

Enquanto para ela, a educadora era o motivo da expectativa, para João Miguel, de 11 anos, a animação era para fazer novos amigos. “É meu primeiro ano aqui, me mudei de São Paulo há um mês, estou cheio de expectativa para fazer novos amigos e começar a estudar”, disse. 


Assim como Ágatha e João Miguel, mais de 27 mil alunos de 48 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) retornaram às aulas nesta terça-feira (06). O primeiro dia de aula foi acompanhado pela secretária de Educação, Maria Justina da Silva, que recepcionou pais e alunos da Escola Municipal Elenice Milhorança. 

“É sempre um momento de muita expectativa, eles gostam muito das férias, mas também querem retomar as atividades e é uma alegria que contagia neste período”, expressou. 

Novidades

A retomada do período escolar também está sendo marcada por muitas novidades, como a implantação do período integral na Escola Érico Veríssimo, a quarta do município a atender nesta modalidade e a ampliação da jornada ampliada em mais sete escolas, totalizando 10 unidades com atividades de contra-turno. Além disso, o Município cumpriu a demanda de atender a lista de espera da educação infantil (faixa etária de 6 meses a 3 anos) nos Cmeis. 

“Estamos muito felizes por termos zerado ontem (05) a fila de espera da educação infantil dos alunos cadastrados no sistema. Agora abrimos nova fila para os novos alunos. Também conseguimos chegar a quatro escolas com ensino em tempo integral e ampliar a jornada ampliada para mais sete unidades”, comentou Justina. 

De acordo com a secretária, a fila de espera da educação infantil foi zerada devido à algumas mudanças na rede de ensino. “Transferimos as turmas de Infantil 5 para as escolas municipais para abrir mais vagas na educação infantil e zerar a fila existente. Mais de 60% das turmas estão funcionando nas escolas”, explicou. 

Ao todo, o município possui 50 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Por motivo de falecimento de uma professora da unidade, os alunos da Escola Írio Manganelli retornam às aulas nesta quarta-feira (07). Na Escola Carlos Gomes, o ano letivo iniciará após o feriado de carnaval devido às obras de reforma. 

Obras

Além das mudanças pedagógicas, a prefeitura avança nas novas obras da Educação. Entre as estruturas em andamento estão à construção do Cmei Dona Brida (Loteamento Dona Brida), a construção da nova sede da Escola Cândido Portinari (Jd Petrópolis), as reformas e ampliações do Cmei Maricota Basso (Jd. São Paulo), Escola Municipal Carlos Gomes (Campos do Iguaçu) e Cora Coralina (Morumbi III). 

Em fase final e com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano estão às obras do Cmei Ozires Santos, no Bubas, a reforma e ampliação da Escola Três Bandeiras (Três Bandeiras); Eloi Lohmann (Três Lagoas) e as quadras das escolas Josinete Holler, na Vila A e Altair Ferrais da Silva (Zizo), no Jardim Ipê.  Juntas, as dez obras representam um investimento superior a R$ 25 milhões.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp