01/02/2024 às 10h00min - Atualizada em 01/02/2024 às 10h00min
Prefeitura de Londrina inicia trabalhos de reperfilagem asfáltica na região sul
Da Redação
SMOP/Divulgação O trecho localizado entre a rotatória da Barragem do Lago Igapó e a Avenida Waldemar Spranger vai receber asfalto novo e de qualidade, para que fique ainda mais seguro para os motoristas que transitam pela área.
Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), executou, ontem (30), trabalhos de reperfilagem no entorno da rotatória. Nesta quarta-feira (31), as ações prosseguem na Avenida Almeida Garret. E, na sequência, as melhorias serão efetuadas na Avenida Waldemar Spranger, entre a Avenida Garibaldi Deliberador e a Rua Carlos da Costa Branco. A previsão é que, dentro de 15 dias, o asfalto de todo esse trecho tenha sido reperfilado.
A reperfilagem consiste na colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar a pista, corrigindo defeitos e proporcionando uniformidade. Esse serviço está sendo realizado pela empresa Pizzo Engenharia, contratada pelo Município através de uma ata de registro de preços.
Após a conclusão dessa etapa, que serve como preparação, a Prefeitura implantará a micropavimentação em todo o trecho, em datas ainda a ser definidas. Também chamado de micro revestimento asfáltico a frio (MRAF), o micropavimento é uma fina película de emulsão asfáltica modificada com pequenos agregados misturados. É utilizado a frio, ou seja, em temperatura ambiente, sendo produzido e aplicado na pista pelo mesmo equipamento, a usina de micropavimento. Trata-se de um procedimento rápido de recuperação do pavimento asfáltico, porém econômico e duradouro.
A implantação da micropavimentação ficará sob responsabilidade da ALF Engenheiros Associados, também contratada por meio de uma ata de registro de preços. Em ambos os casos, as obras são custeadas com recursos municipais viabilizados através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), celebrado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal.
No total, o Finisa disponibilizou à Prefeitura R$ 100 milhões para a realização de ações por toda a cidade, incluindo recapes, reperfilagens, implantações de micropavimentação, construção de obras de infraestrutura e trabalhos de regularização fundiária.
Conforme o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, esses investimentos têm possibilitado que a administração municipal promova uma verdadeira transformação em Londrina.
“Na parte da malha asfáltica, por exemplo, as melhorias são visíveis por todo o município. Hoje, o londrinense conta com vias muito mais seguras, que interligam a cidade permitindo um tráfego mais rápido e ágil. Destaco aqui que essas obras entre a Barragem e a Avenida Waldemar Spranger terão um grande impacto positivo, porque essa é uma região importante e com um intenso fluxo de veículos, e que necessita de manutenção adequada”, afirmou.