30/01/2024 às 14h22min - Atualizada em 30/01/2024 às 14h22min
Diretores de escolas e CMEIs alinham detalhes para o ano letivo de 2024
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMPFI A Secretaria Municipal da Educação (SMED) promoveu nesta terça-feira (30) uma reunião de acolhida e alinhamento das ações para 2024 com diretores (as) das 50 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Foz do Iguaçu. O encontro, realizado na sala de reuniões da agência Sicredi, contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, da secretária da educação Maria Justina da Silva e dos diretores da pasta.
Em pauta, temas como o Seminário da Educação, que acontece no dia 02 de fevereiro, à volta as aulas no dia 06/02; o atendimento em período integral nas escolas (que inicia em 19/02) além de projetos pedagógicos, formações, contratação de novos servidores, Cartão do Material Escolar e o inglês nas escolas.
O prefeito Chico Brasileiro deu as boas vindas aos gestores, falou dos novos desafios e dos avanços na educação pública nos últimos anos. Ele citou as obras (construções, reformas e ampliações em andamento), o Cartão do Material Escolar – que este ano teve os valores reajustados em 30%, as novas contratações de merendeiras, professores de educação infantil e motoristas do transporte escolar (mais de 260 novos servidores) e também ressaltou o compromisso das escolas e Cmeis com a qualidade da educação.
“A rede pública pode e deve ser da melhor qualidade, esse é o papel da educação. Tivemos e ainda temos desafios a serem enfrentados, como obras que precisam iniciar, mas estamos a cada dia trabalhando para garantir o melhor atendimento as nossas crianças”, disse.
Brasileiro aproveitou o encontro para sugerir aos diretores que o combate à dengue seja um assunto priorizado nas escolas neste começo de ano. “Foz do Iguaçu ainda não está num nível de epidemia, mas as condições climáticas são favoráveis para explodir o número de casos. Sugerimos uma atividade especial com as crianças no início das aulas, para que elas sejam as protagonistas nesta luta”, comentou.
A secretária da educação Maria Justina também falou sobre questões administrativas com os gestores, mas lembrou da importância do diálogo, da dedicação e do compromisso das unidades de ensino. “Que este ano letivo seja de muita paz, de objetivos concluídos e de muita dedicação. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas avançamos muito e temos um compromisso com a melhoria social através da educação”, comentou.
Seminário da Educação
Antes da volta às aulas, cerca de 3 mil profisisonais da educação participam, de forma online, do VII Seminário Municipal da Educação, no dia 02 de fevereiro. O evento vai abordar os processos de ensino e aprendizagem do século XXI e terá palestrantes de renome, como Antônio Nóvoa, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que abordará o tema: “Escolas e Professores – Proteger, Transformar, Valorizar”.