20/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 20/01/2024 às 09h00min
Deltan Dallagnol confirma pré-candidatura para a prefeitura de Curitiba
Da Redação
Reprodução/Agência Câmara O partido Novo oficializou a escolha do ex-deputado Deltan Dallagnol como o candidato da legenda para concorrer à Prefeitura de Curitiba (PR) nas eleições deste ano. A notificação que confirma a seleção do pré-candidato foi enviada a institutos de pesquisa nesta sexta-feira (19/1).
Apesar de ter conquistado uma vaga como deputado federal em 2022, Deltan Dallagnol teve seu mandato cassado de forma unânime pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contudo, a decisão não determinou explicitamente a inelegibilidade de Dallagnol.
O TSE invalidou o registro de candidatura de Dallagnol, alegando que ele solicitou a exoneração de seu cargo de procurador do Ministério Público como uma estratégia para evitar um julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que poderia impedi-lo de participar das eleições de 2022.
Os ministros do TSE consideraram que Dallagnol cometeu uma irregularidade ao renunciar ao cargo de procurador da República enquanto ainda enfrentava processos disciplinares internos.
CONFIRA A NOTA OFICIAL DO PARTIDO
[O] Partido Novo, vem, respeitosamente perante Vossa Senhoria, dar-lhe ciência inequívoca de que o filiado Deltan Dallagnol é pré-candidato para disputar o cargo de Prefeito de Curitiba na eleição de 2024, notificando-lhe, por consequência, para que o nome dele seja incluído nas pesquisas de opinião que forem realizadas para conhecimento público, relativas à supramencionada disputa eleitoral”, aponta trecho de documento enviado ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.