12/01/2024 às 17h44min - Atualizada em 12/01/2024 às 17h44min

Avaliação: Secretaria faz pesquisa com servidores e população no Litoral

AEN

Adilson Voinaski Afonso/SESP
A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) quer saber como seus servidores e os veranistas do Litoral estão avaliando as ações do Verão Maior Paraná nas áreas sob sua responsabilidade. Para isso, equipe da Ouvidoria da secretaria vai, nos fins de semana, até os pontos de atendimento para conversar com policiais, bombeiros e com a população.

A ação conta com apoio e orientação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que coordena o trabalho de contato com o cidadão por meio da Ouvidoria-Geral. Nesta sexta-feira (12), o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, e Letícia Dohms, coordenadora de Ouvidoria em exercício, acompanharam o trabalho executado nos postos do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual em Guaratuba.


O contato direto com quem trabalha no Verão Paraná e quem está aproveitando as atividades tem o objetivo de divulgar os canais de ouvidoria e registrar reivindicações ou sugestões de melhoria no atendimento ou execução de ações. Também é verificada a prestação de serviços contratados, como banheiros químicos, e a qualidade de instalações para os profissionais que atuam no litoral, durante a temporada.

As atividades serão desenvolvidas também em Matinhos, Pontal do Paraná (incluindo a Ilha do Mel), Antonina e Morretes até o fim do Verão Maior Paraná. “A Sesp, preocupada com a qualidade do serviço prestado no Litoral, desenvolveu este projeto, que tem como escopo de aferir todos os trabalhos executados, propiciando condições favoráveis aos colaboradores e agentes de segurança pública, conferindo com a população a qualidade do serviço prestado”, ressaltou o major José Cruz, assessor da Diretoria-Geral da Sesp.

Para o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, o trabalho encabeçado pela Segurança Pública estimula a participação dos servidores e da população na administração pública. “Muitas vezes, o servidor esquece que o serviço de ouvidoria também é para ele e que todos podem se manifestar”, afirmou.

AVALIAÇÃO – A pesquisa é realizada pelos agentes de Compliance, André Bach; de Ouvidoria e Transparência, Diego Graf; e de Controle Interno, Tatiele Faot, que formam o Núcleo de Integridade e Compliance da Sesp. A ideia é garantir que a execução dos trabalhos ocorra em consonância a tudo que foi planejado para o Verão Maior Paraná.

Os policiais e bombeiros, assim como os cidadãos, são informados dos meios pelos quais eles podem expressar sua avaliação. Especificamente para quem trabalha no Verão Maior Paraná, são dadas orientações sobre os direitos e deveres e explicado atos que podem ser considerados impróprios, além de informados fluxos adotados pela Ouvidoria e pela gestão após o recebimento da demanda, como garantia do anonimato ou sigilo.

O agente de Ouvidoria da Sesp explicou que se inspirou no trabalho desenvolvido pela CGE para formatar a pesquisa e que o resultado vai ajudar no planejamento das futuras operações. “A percepção do cidadão aqui no Litoral tem sido bem positiva. Um servidor aposentado, morador de Guaratuba há 27 anos, relatou que essa é uma das primeiras vezes que ele está vendo o Verão Maior Paraná de forma mais enfática, com uso de helicópteros, quadriciclos na praia, e motos aquáticas pelos bombeiros", contou Diego.

A coordenadora em exercício da Ouvidoria-Geral explicou que durante a temporada há aumento no número de manifestações, considerando as informações colhidas no Núcleo de Informação Estratégica da Coordenadoria de Ouvidoria. “Com base na identificação da necessidade de ouvir quem está no Litoral orientamos esse projeto de ouvidoria itinerante, que é levar a ouvidoria diretamente ao cidadão e ao servidor que está trabalhando. Para a população é importante se expressar, mas também é importante para o servidor dar a sua opinião e avaliação”, afirmou Letícia.

SATISFAÇÃO – Josane Pereira estava com a família no carro e foi parada no Posto de Guaratuba, no embarque do ferry boat. “É uma iniciativa muito bacana, importante para a melhoria das praias do Paraná. Muita gente não sabe que tem também esse serviço. Eu achei muito bacana a informação e o atendimento deles", disse.

Quem for entrevistado pelas equipes pode registrar elogios, reclamações, denúncias e outras reivindicações, principalmente aquelas relacionadas às ações da Segurança Pública. Entre as atividades estão monitoramento e patrulhamento das cidades litorâneas, o serviço de guarda-vidas e uso dos helicópteros durante a temporada. Eles também recebem um panfleto com os canais de ouvidoria.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp