Reprodução/Athletico Atual campeão do Campeonato Paranaense invicto, o Athletico chega com o "status" de favorito na competição. DIferentemente de temporadas anteriores, a diretoria do clube confirmou que o Furacão atuará com a equipe principal pela segunda temporada consecutiva.
Até a temporada 2022, o Athletico Parananese disputava a competição com o famoso "time de aspirantes", com jogadores sub-23. Mesmo atuando sem a equipe principal, o Furacão se sagrou campeão em 2019 e 2020.
Na edição de 2024, a grande novidade do Athletico estará no comando técnico. O colombiano Juan Carlos Osório foi anunciado como novo treinador e fará a sua estreia no Campeonato Paranaense. O novo técnico já comandou o São Paulo em 2015, e terá no Furacão a sua segunda passagem no futebol brasileiro.
Entre os reforços, o Athletico já anunciou três contratações, todos eles estrangeiros. O Furacão trouxe o atacante Romeo Benítez (Guarani-PAR) e o zagueiro Gamarra (Olimpia-PAR), ambos paraguaios, e o lateral direito argentino Leonardo Godoy, que defendia o Estudiantes-ARG.
Ainda de olho na temporada 2024, o Athletico negocia o retorno do meia-atacante Nikão, ídolo do clube e que está fora dos planos do São Paulo.
Entre as saídas, o Furacão vendeu o meia Vitor Bueno para o futebol japonês, e também deixaram o clube: Vitor Roque (Barcelona-ESP), Zé Ivaldo (Cruzeiro), Marcelo Cirino (Operário), Lucas Halter (Botafogo), William Bigode (Santos), Bruno Peres, Thiago Andrade e Vidal (sem clube).
Para o início de temporada, o Athletico não terá Lucas Esquivel, Arriagada, Fernando Nava, Mycael e Luan Patrick que vão defender as suas respectivas seleções no Pré-Olímpico, na Venezuela.
Também no início do Estadual, o Ahtletico não contará com o trio Christian, Thiago Heleno e Pedro Henrique, que estão suspensos pelo TJD-PR devido a confusão envolvida no Athletiba do ano passado.
O Athletico Paranaense estreia na competição no dia 17, quarta-feira, diante do Andraus, às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio Durival Brito, em Curitiba-PR.
TIME BASE DO ATHLETICO Bento; Leonardo Godoy, Cacá (*Thiago Heleno), Gamarra (*Pedro Henrique) e Vinícius Cauê (*Lucas Esquivel); Erick, Fernandinho e Bruno Zapelli; Canobbio, Cuello (*Christian) e Pablo
*devem ser titulares quando retornarem
JOGOS DO ATHLETICO NA COMPETIÇÃO Andraus (F), Azuriz (F), Maringá (C), Galo Maringá (C), Cianorte (F), PSTC (C), FC Cascavel (C), Londrina (F), Operário (C), Coritiba (F) e São Joseense (C).
HISTÓRICO E CURIOSIDADES Títulos: 27
Última conquista: 2023 (venceu o FC Cascavel na final)
Paranaense 2023: 17 jogos, 15 vitórias, 2 empates e 0 derrotas (campeão invicto)
Estádio: Ligga Arena
Cidade: Curitiba