24/12/2023 às 08h03min - Atualizada em 24/12/2023 às 08h03min

Navio com mais de 3 mil passageiros atraca pela primeira vez no Paraná

AEN

SEIL-PR
O navio de cruzeiro MSC Musica, com 2.958 passageiros e 1.000 tripulantes, atracou pela primeira vez no Porto de Paranaguá neste sábado (23). Durante a manhã, houve a tradicional cerimônia de troca de placas, realizada quando um navio chega pela primeira vez em um porto. Nesta temporada, o Musica passará apenas uma vez pela cidade.

O navio saiu de Buenos Aires, na Argentina; passou por Montevidéu, no Uruguai; e seguiu para Paranaguá. O próximo destino é Ilhabela, em São Paulo; e para o Rio de Janeiro; seguindo depois para a Argentina. O navio tem 293,8 metros de comprimento, 32 metros de largura e 59 metros de altura.


Esta viagem faz parte da temporada 2023/24, que conta com 15 escalas semanais no Porto de Paranaguá. A expectativa é que passem, aproximadamente, 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024, movimentando R$ 1,5 milhão por semana na economia local.

O diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que o cruzeiro é a realização de um sonho antigo dos moradores do litoral do Paraná em busca do crescimento econômico e turístico da cidade. “Aqui temos diversos encantos naturais, como a Ilha do Mel; temos as nossas tradições; e a nossa gastronomia, como o barreado. Então temos muito a apresentar, muito para vender e temos muita alegria em receber todas essas pessoas para expor aquilo que temos de melhor", enfatizou.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Platin, afirmou que antes da metade da temporada já é possível ver os resultados. “A gente anda pela cidade nos dias de escalas e vê o quanto o comércio tem trabalhado, como essa movimentação tem beneficiado tanto aqui em Paranaguá quanto nas outras cidades do litoral”, comentou.

PORTO SEM PAPEL

Para atender ao grande fluxo de passageiros, a polícia federal também implementou, este ano, uma sistemática que agiliza todo o processo. A MSC encaminha a planilha e a polícia automatiza o processo imigração, que fica pronto 24 horas antes do navio atracar. Modelo este que é referência nacional.

Segundo o delegado de Polícia Federal e chefe da Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, Jean Pierre Leite, a questão da imigração era um ponto de imensa dificuldade. 

"O volume de passageiros e tripulantes do navio do cruzeiro é muito grande. A automatização do sistema agilizou o procedimento de desembarque dos passageiros, porque eles já estão com a imigração feita.  Hoje o processo de imigração no Porto de Paranaguá está sendo replicado em outros portos do Brasil”, explicou.

ORGANIZAÇÃO

O Porto de Paranaguá se organizou para o roteiro dos cruzeiros internacionais com o objetivo de fomentar o turismo do Litoral. Para isso, foram realizados vários testes com navios de menor porte durante a pandemia. Após os bons resultados, o porto iniciou um teste com um navio de grande porte, o MSC Armonia, aportando em novembro de 2022, e que permitiu implementar o sistema de maneira permanente em Paranaguá.

O processo envolveu um trabalho de integração entre a Portos do Paraná, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá para estruturar a recepção dos turistas e tripulantes, garantindo a segurança e a melhor experiência para todos os envolvidos.

O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruza a área portuária até o complexo turístico. Esse modelo já é aplicado nas cidades de Balneário Camboriú, Ilhabela e Itajaí e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.

Os passageiros que já estão no navio e querem descer, podem ingressar em ônibus e vans que seguem até o complexo turístico Mega Rocio, também em Paranaguá. De lá, eles podem escolher os pacotes e destinos para visitação no litoral e arredores. Para retornar ao navio, os passageiros devem estar presentes no mesmo complexo turístico. Quem for embarcar no cruzeiro em Paranaguá também deve se apresentar no complexo turístico.

PROGRAMAÇÃO

Além da parada única do MSC Musica, ocorre semanalmente o desembarque e embarque de passageiros do MSC Lirica. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março.

O navio Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp