O Manchester City partiu em direção à Arábia Saudita carregando a decepção do empate por 2 a 2 contra o Crystal Palace na Premier League. Mais do que isso, a equipe sente que atravessa um período negativo raramente visto sob a gestão de Pep Guardiola, justamente às vésperas da disputa pelo inédito título do Mundial de Clubes.
O último mês não foi favorável para o City na Premier League. Desde o emocionante empate por 4 a 4 contra o Chelsea em 12 de novembro, a equipe somou apenas sete dos 18 pontos em disputa. Temporariamente, deixou a briga pela liderança e agora ocupa o quarto lugar, com um jogo a mais.
Pela primeira vez sob o comando de Pep Guardiola, o Manchester City enfrentou três jogos consecutivos em casa na Premier League sem conquistar a vitória. Além disso, sofreu uma derrota para o Aston Villa, sendo esta uma partida em que o treinador experimentou um domínio adverso inédito em toda a sua carreira.
Pior sequência do que essa, só uma de 2015/16, com quatro derrotas, um empate e uma vitória em seis compromissos pela liga inglesa.
O time inglês ainda teve outros dois jogos pela Champions, em que já estava classificado para as oitavas de final, e venceu tanto o RB Leipzig como o Estrela Vermelha por 3 a 2. Antes, superara ambos por 3 a 1.
Parte do problema está na fragilidade defensiva. O City levou pelo menos um gol em seus últimos oito jogos na temporada. A média de gols sofridos em 2023/24 está acima de um por partida.
Outra questão é a ausência de nomes importantes. O meia De Bruyne está lesionado há meses. Stones, Grealish, Kovacic e Aké também perderam partidas por problemas físicos, assim como o centroavante Haaland. O volante Rodri ficou fora de quatro jogos, por suspensão.
O Manchester City disputou 25 jogos até agora em 2023/24, com 16 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Foram 58 gols marcados e 28 sofridos.
Guardiola tem procurado nos últimos dias tirar o peso do favoritismo no Mundial de Clubes da sua equipe, campeã da Premier League, da Copa da Inglaterra e da Champions League na temporada passada. Por outro lado, se mostrou bem crítico à última atuação do time, contra o Crystal Palace.