12/12/2023 às 11h00min - Atualizada em 12/12/2023 às 11h00min
Maringá é considerada a quarta cidade mais tecnológica e inovadora do Brasil, diz ranking
Da Redação
Thiago Louzada/PMM Modelo de gestão pública eficiente e sustentável, Maringá se consolida como ′Smart City′ e conquista mais um prêmio nacional. A cidade é a quarta mais tecnológica e inovadora do Brasil entre municípios de 100 a 500 mil habitantes e recebeu o prêmio ′Anciti Awards 2023′. A premiação é promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) em parceria com a Bright Cities.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na quinta-feira, 6, durante a Smart Gov Brasil, no Rio de Janeiro. Maringá foi premiada pelas ações de eficiência e sustentabilidade apresentadas. As 15 cidades premiadas em três faixas populacionais distintas foram avaliadas pelo fomento para empresas do setor tecnológico, inclusão digital, governança, planejamento estratégico e infraestrutura em tecnologia da informação.
O prêmio é reflexo das ações da gestão municipal para fortalecimento do polo tecnológico local. A Prefeitura de Maringá desenvolve iniciativas como o ISS Tecnológico, que concede benefício fiscal para empresas, a ′Lei do Sandbox′, uma das pioneiras no Brasil para criação de ambientes experimentais para testar inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras, e o Parque de TI, que conta com área de 180 mil m². Neste ano, Maringá também foi considerada uma das melhores cidades do mundo para startups, de acordo com o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023.
“Os investimentos no setor tecnológico impulsionam o desenvolvimento econômico e conectam nossa cidade ao futuro. A premiação consolida Maringá como uma ′Smart City′ e reforça o propósito da nossa gestão, que é desenvolver soluções para melhorar a vida das pessoas ", destaca o prefeito Ulisses Maia.
Segundo o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Edney Marcos Mossambani, o DNA inovador e criativo da cidade é reforçado pelas políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal. “O trabalho para fomento e desenvolvimento do ecossistema de inovação de Maringá pode ser visto no dia a dia da cidade. O ambiente favorável para negócios inovadores gera renda e empregos, além de consolidar nossa cidade como um polo tecnológico e empreendedor”, afirma.