O município de Londrina, no Norte do Paraná, recebeu nesta quinta e sexta-feira (30 e 01) a sétima etapa do Ideathon Paraná, maior maratona de inovação estudantil do Estado, voltada a alunos das redes de ensino pública e privada. Foi o último evento. Iniciado em outubro, o Ideathon Paraná passou também pelos municípios de Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e contou com a participação de mais de 1.000 alunos das sete cidades-sede.
Em dois dias de evento, estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, puderam desenvolver e apresentar ideias para projetos voltados para gestão pública. O tema do Ideathon Paraná é “Cidades Inteligentes”, abordando gestão pública dentro dos tópicos de saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e modernização dos serviços públicos.
O objetivo da maratona é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo a habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.
Em Londrina a equipe Além do Rótulo foi a campeã da categoria Ensino Fundamental II, com o tema saúde pública. Já na categoria Ensino Médio, a equipe vitoriosa foi a Lotau, também com o tema de saúde pública.
A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), e prefeituras. A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos foi realizada por especialistas em inovação designados pelo Sebrae-PR. Eles recebem, além das medalhas, um curso de inovação e empreendedorismo.
O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, explica que o Ideathon permite a criação de um ambiente onde jovens possam contribuir para o desenvolvimento da cultura de inovação dos municípios. “Ficamos muito felizes em ver como as cidades do Paraná estão engajadas com a inovação. O mais interessante é ver esses jovens alegres e entusiasmados participando da gincana, propondo ideias que podem transformar a vida das pessoas e transformando o governo em algo mais moderno”, afirmou.