15/11/2023 às 15h12min - Atualizada em 15/11/2023 às 15h12min
Jacarezinho encerra maratona de inovação estudantil; etapa agora é em Maringá
AEN
Divulgação/SEI e Sebrae Estudantes de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, concluíram na terça-feira (14) a quarta etapa do Ideathon Paraná 2023, maior maratona de inovação est udantil do Estado, voltada a alunos das redes de ensino pública e privada.
As próximas cidades a receberem o Ideathon Paraná são Maringá (16 e 17), Ponta Grossa (23 e 24), Umuarama (27 e 28) e Londrina (30/11 e 01/12).
Durante os dois dias de evento, mais de 180 alunos apresentaram ideias e projetos desenvolvidos ao longo da maratona, divididos em duas categorias: alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II e alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.
O evento é uma iniciativa da secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, secretaria estadual da Educação (Seed) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR). A chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Ana Molini, destacou a relevância do evento para desenvolver o potencial empreendedor do município. “O Governo do Estado está trazendo para nossos estudantes a oportunidade de inovarem, empreenderem e avançarem na área tecnológica, e isso está sendo uma grande conquista para nós”, afirmou Molini.
O Ideathon Paraná 2023 tem como objetivo desafiar jovens a desenvolverem soluções inovadoras com o tema "Cidades Inteligentes", visando tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis, abordando gestão pública dentro dos tópicos de saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos. Os premiados são escolhidos através de uma equipe de jurados especializados em empreendedorismo e inovação.
Na categoria Ensino Fundamental II, a equipe campeã foi a Mentes Criativas, que tratou do tema saúde pública com a criação de um site para facilitar a ida ao hospital sem gerar filas de espera. Já na categoria Ensino Médio, a equipe Cívico Barbosa (saúde pública) foi a 1ª colocada com a ideia de um aplicativo para tratamento de doentes crônicos. Os vencedores foram definidos após avaliação feita por especialistas em inovação indicados pelo Sebrae-PR.
Para o secretário municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviço de Jacarezinho, Leandro Lima, o evento contribui para o desenvolvimento da cultura de inovação do município. “Jacarezinho é um polo de inovação. O Ideathon vem para coroar o trabalho que estamos executando junto às escolas municipais e estaduais no âmbito do empreendedorismo”, disse. Ao fim de todas as etapas serão definidos os vencedores gerais de cada categoria.
PRÓXIMAS ETAPAS - As inscrições são gratuitas com limite máximo de 200 inscritos por município, sendo 100 por categoria. As próximas cidades a receberem o Ideathon Paraná são Maringá (16 e 17), Ponta Grossa (23 e 24), Umuarama (27 e 28) e Londrina (30/11 e 01/12).