03/11/2023 às 16h09min - Atualizada em 03/11/2023 às 16h09min

Natal Solidário: espetáculo da Escola de Dança e Balé Guaíra arrecada brinquedos

AEN

Maringas Maciel/Divulgação

O resultado da união dos alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra com as coreografias dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra vai ser apresentado ao público dia 11 de novembro, às 20 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O espetáculo UNIO traz passos de balé clássico, neoclássico e contemporâneo que vão motivar a solidariedade. O ingresso é obtido com a doação de brinquedos para a campanha "Natal Solidário", do Governo do Estado.

Para a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, unir arte e solidariedade é uma forma de despertar nas pessoas o sentido de pertencimento. “Além de poder assistir a um espetáculo com bailarinos da melhor qualidade, muitos formados no Teatro Guaíra, o espectador poderá contribuir e se engajar nesta campanha. É importante para nós que a Cultura contribua para que as crianças do Paraná tenham um Natal mais feliz”, afirma.

O ingresso é obtido com a doação de brinquedos, seguindo os seguintes passos: reservar o voucher na plataforma de vendas online no site Deubalada.com, entregar o brinquedo doado até dia 10 de novembro e receber o ingresso gerado. A troca é feita na entrada do Guairão, próximo à bilheteria do Teatro, e não ocorrerá no dia do espetáculo.

Atualmente com 110 alunos, a Escola de Dança Teatro Guaíra é uma das únicas de caráter público do país. Como atividade artística-pedagógica, UNIO foi apresentado em setembro no Guairinha. “Sendo parte do calendário da Escola, foi direcionado a familiares e convidados. E foi um grande sucesso. Por isso abrimos esse espaço”, cita a coordenadora da Escola, Larissa Pansera.

O espetáculo será dividido em duas partes. A primeira traz o repertório do grupo de dança 2023 da Escola, e a última parte as coreografias do UNIO, que foram feitas por alguns bailarinos e bailarinas do Balé Teatro Guaíra para a Escola.  “Nesse repertório, procuramos sempre usar as duas técnicas: balé clássico e dança contemporânea. Uma amostra dele, que será apresentado completo dia 11 de novembro, é levada aos pátios das escolas estaduais dentro do projeto ‘Guaíra para todos’”, detalha a coordenadora.

UNIO - A parceria especial veio de um desejo mútuo. “O meu desejo desde que assumi a coordenação foi o de aproximar a Escola do Balé Teatro Guaíra. E o meu desejo foi atendido, quando alguns bailarinos expressaram o desejo de trabalhar com a Escola”, conta a coordenadora. “Ganham os alunos e os bailarinos coreógrafos. Os alunos têm a oportunidade de trabalhar com profissionais, com uma outra linguagem de movimento, outro vocabulário, outras ideias, outras palavras”, destaca a coordenadora.

Os bailarinos falam de suas experiências no desenvolvimento de coreografias para o espetáculo com alunos da escola. Leandro Vieira desenvolveu como coreógrafo um trabalho ‘de pontas’ com as alunas. “É uma troca muito harmônica, muito humana e construtiva”, avaliou. Já Rodrigo Leopolldo destaca a emoção de trabalhar a natureza como temática da sua coreografia. “Eles me ajudaram bastante, sempre observando e absorvendo”.

A bailarina Luana Nery cita que conseguiu perceber seu estilo como coreógrafa e ainda levar um tema atual: a consciência na interação da era digital. “Nessa etapa de formação é muito importante ter essa interação com os profissionais”, frisou.

Para Ricardo Alves foi marcante ter o retorno de uma das alunas. “Teve uma bailarina que me disse que passou a ver a dança contemporânea com outros olhos, fiquei muito feliz”, conta. O também bailarino, Rene Sato, afirma que trabalhar com os alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra foi uma experiência recompensadora. “É muito potente ver o vigor deles, me inspiraram, fiquei muito honrado”. As entrevistas com os bailarinos podem ser conferidas em vídeo disponível no instagram @teatroguaira.

Serviço

UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023
Apresentação: 11 de novembro de 2023, às 20h
Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: 55 minutos
Classificação: livre
Ingressos obtidos com a doação de brinquedos. Lugares livres.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp