Gilson Abreu/AEN Na noite desta segunda-feira, 16 de outubro, o Governo do Estado oficializou a homologação dos decretos de situação de emergência para as cidades de Rio Azul, Peabiru, Roncador e Porto Amazonas. Com isso, o total de municípios afetados pelas intensas chuvas que têm atingido o Paraná nos últimos dias e que ainda persistem, eleva-se para 17. As equipes da Defesa Civil e outros órgãos estaduais continuam prestando assistência à população afetada. Desde o início de outubro, mais de 62 mil pessoas em 76 municípios já receberam auxílio.
Além das quatro cidades mencionadas, São Mateus do Sul, Ivaiporã, Santa Izabel do Oeste, Jardim Alegre, Paulo Frontin, União da Vitória, Pitanga, Rio Negro, Paula Freitas, Pinhão, Cascavel, Mangueirinha e São Jorge do Oeste também se encontram em estado de emergência. Além disso, estão em análise no Estado os pedidos semelhantes das prefeituras de Dois Vizinhos, Prudentópolis e Rebouças.
De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, aproximadamente 7.186 pessoas estão desalojadas, buscando refúgio em casas de parentes ou amigos, enquanto outras 816 estão desabrigadas e temporariamente abrigadas em locais públicos de acolhimento. Até o momento, a Defesa Civil distribuiu 3.391 cestas básicas, 1.900 kits dormitórios, 2.396 colchões, 1.249 kits de higiene, 655 kits de limpeza e 39.680 telhas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um aporte de R$ 1 milhão para custear hospedagens em hotéis e pousadas, com prioridade para gestantes, crianças, idosos, acamados, pessoas com deficiência e indivíduos em situação de vulnerabilidade que foram desabrigados. Transferências para esses locais já estão ocorrendo em cidades como Rio Negro, União da Vitória e São Mateus do Sul.
O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni, acompanhou a transferência das primeiras pessoas dos abrigos públicos para hospedagens em São Mateus do Sul e reiterou o compromisso do Estado com o acolhimento dos mais necessitados. “Todos os afetados estão sendo atendidos, mas há pessoas que têm uma vulnerabilidade maior e precisam de uma atenção mais especial do Governo do Estado, por isso disponibilizamos os hotéis e pousadas”, disse.
“São Mateus do Sul é um município muito extenso, com pontes danificadas, o que gera uma dificuldade para chegar em algumas localidades, por isso estamos acionando a Defesa Civil para termos um apoio aéreo”, acrescentou o secretário da Sedef. “Caso a situação se agrave, o que não queremos, as equipes estaduais estarão de prontidão”, concluiu Carboni.
NOVAS CHUVAS
A partir desta segunda (18), chuvas foram registradas em várias áreas do Paraná, abrangendo o Sul, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado. No entanto, a previsão do Simepar para amanhã, terça-feira, dia 17, indica um aumento generalizado da instabilidade em todo o Paraná. Há um alto risco de tempestades com relâmpagos e ventos intensos em várias ocasiões ao longo do dia em diversas regiões, o que exige atenção da população.
No município de Rio Negro, observou-se uma ligeira diminuição no nível do Rio de mesmo nome nas últimas horas, registrando 10,5 metros, conforme informações da Defesa Civil. Vale ressaltar que quando o nível do rio ultrapassa os 4,5 metros, ele é considerado muito alto. Em União da Vitória, o nível do Rio Iguaçu aumenta em um ritmo menos acelerado, mantendo-se em 7,7 metros.
Com informações da Agência Estadual de Notícias