14/10/2023 às 10h00min - Atualizada em 14/10/2023 às 10h00min

Vazão das Cataratas atinge 10,8 milhões de litros por segundo e passarela é interditada

Da Redação

Reprodução/Cataratas do Iguaçu
A vazão das Cataratas do Iguaçu, localizada na fronteira entre Brasil e Argentina, apresentou um aumento significativo, ultrapassando os 10,8 milhões de litros por segundo na sexta-feira, 13 de outubro. Esse valor contrasta com a vazão normal de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Devido a esse aumento expressivo, a passarela mais próxima das quedas, localizada em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi fechada às 11h15, visando a segurança dos visitantes. O parque informou que a passarela será reaberta quando a vazão diminuir.


No lado argentino das Cataratas, na cidade de Puerto Iguazú, a passarela que leva ao mirante da Garganta do Diabo está fechada desde o domingo anterior, quando as quedas registraram uma vazão de quase 6 milhões de litros por segundo. No entanto, os demais circuitos permanecem abertos para visitação.

O aumento da vazão nas cataratas é resultado da abertura dos vertedouros das seis usinas localizadas ao longo do Rio Iguaçu. Essa medida é essencial para assegurar níveis seguros de operação nas represas, de acordo com informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A decisão de abrir os vertedouros é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O monitoramento da vazão das quedas, assim como das usinas ao longo do curso do rio, tem sido realizado pela Copel desde o ano de 1997.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp