Murilo Ribas/BPP Em comemoração ao Dia das Crianças, o mês de outubro está repleto de atrações infantis na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Haverá concurso de redação infantil, acesso a jogos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência, contação de histórias, oficinas, exposições, filmes e muito mais. A 7ª Festa Literária da Biblioteca (Flibi), marcada entre os dias 23 e 28 de outubro, também terá atrações exclusivas para os pequenos. As atividades não ocorrerão entre os dias 12 e 15 (quinta-feira a domingo) devido ao feriado da Padroeira do Brasil.
JOGOS PARA PCD – A partir de segunda-feira (09) e até o dia 18 de outubro, a seção Braille disponibilizará no hall térreo uma exposição de jogos de tabuleiro adaptados para pessoas com deficiência visual, com o tema “Brincar é Preciso Para Todos”. Haverá também uma mesa de Showdown, tênis de mesa adaptado para pessoas com deficiência, cedida pelo setor de Paradesporto da Secretaria estadual do Esporte. O público terá a opção de participar das atividades imersivas com vendas nos olhos.
A ideia é que por meio dessas interações seja possível abrir horizontes e demonstrar a importância de uma sociedade inclusiva e com equidade. Estarão disponíveis os seguintes brinquedos: jogos de dados, dominó, xadrez (para pessoas com deficiência visual e motora), memória tátil e memória de texturas, resta um, trinca, prancha para desenho, siga o mestre, trilha e jogo da velha.
As crianças também terão acesso a livros em Braille, entre eles, "O Exercício de Ser Criança", de Manoel de Barros; "Poemas para Brincar", de José Paulo Paes; "Trava - Miolo", de Simone Pedersen e Dorinha; e "Mônica Brincando Pelo Brasil", de Maurício de Souza.
MON promove imersão coletiva no acervo que resultará em exposição inédita
CONCURSO DE REDAÇÃO – Outra novidade na Biblioteca durante o mês das crianças é o 27º Concurso Infantil de Redação. O texto deve ter entre 15 e 50 linhas e será produzido logo em seguida à inscrição, que deve ser feita presencialmente na Seção Infantil da BPP, até 18 de outubro, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h30, aos sábados. Podem participar crianças de 7 a 10 anos, acompanhadas por responsável legal.
O trabalho deve ser manuscrito, legível e sem rasura. O tema a ser desenvolvido no texto será revelado para cada participante após a inscrição. O resultado será publicado no site da biblioteca no dia 23 de outubro, com primeiro, segundo e terceiro lugar.
FLIBI – Uma parte da programação da 7ª Festa Literária da Biblioteca será voltada especificamente para o público infantil. No dia 24, às 15h, na Seção Infantil, a Casa Eliseu Voronkoff fará uma homenagem à Jaqueline Carteri, pedagoga, mediadora de leitura, contadora de histórias e autora de livros infantis, que dedicou sua vida ao incentivo à leitura. Durante o encontro, haverá uma apresentação dos projetos literários da autora e contação de histórias.
No dia 27, será transmitido o filme "Hotel Transilvânia", no Cine Pipoca. De 20 de outubro a 11 de novembro, o público pode conferir as exposições “Além-Mar" e “Turma da Mônica em: Acessibilidade e Inclusão”. Entre os dias 23 e 31, na Hora do Conto, será feita a leitura de "O menino e a Flor", de Célia Cris. Haverá ainda o Sábado Lúdico na Gibiteca, no dia 28, às 10h.
PROGRAMAÇÃO GERAL – O mês de outubro terá oficina de origami, com Denise Krukoski, neste sábado (07); Sábado Lúdico, nos dias 21 e 28; lançamento do livro "Paletó Estampado" no dia 21; e Leitura Amiga com Célia Cris e a ONG Cãopanheiro nos dias 7 e 21. Entre os dias 7 e o dia 18, as crianças terão acesso à mostra Bichinhos Raros, organizada pela Seção de Obras Raras, no hall do 2º andar. Também poderão conferir sessões de filmes infantis no auditório, com o tema Diversidade, entre os dias 9 e 11, com os longas Encanto, Soul e Luca.
A programação infantil incluirá ainda a Hora do Conto, contação de história para crianças, de segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e aos sábados, às 11h. Entre 2 e 7 de outubro, a obra lida é "O Nascimento do Dragão", de Wang Fei; de 9 a 11, "Jardins", de Roseana Murray; e entre 16 e 21, "O Leão e a Estrela", de Mariana Zanetti.