05/10/2023 às 12h07min - Atualizada em 05/10/2023 às 12h07min

Apucarana é destaque no IX Encontro Nacional das Cidades Educadoras do Brasil

Da Redação

Reprodução/PMA

Apucarana foi convidada para participar do painel de abertura do Encontro Nacional de Cidades Educadoras do Brasil, ao lado das cidades de Curitiba, São Paulo, Concórdia (SC) e Camargo (RS). O evento visa promover e fortalecer aprendizagens transformadoras nas cidades, a partir de experiências exitosas dos municípios que integram a rede de Cidades Educadoras.

O prefeito Junior da Femac informa que pôde apresentar alguns programas de Apucarana implantou e que fazem com que a cidade tenha o aprendizado e a educação como preocupação e prioridade da gestão pública.

“Apresentamos neste importante evento em São Paulo – voltado ao intercâmbio de informação entre gestores públicos -, os programas Portas Abertas (ensino profissionalizante gratuito, a partir da indicação de áreas pelos empresários), Ensino de Libras na educação básica; Ensino do Espanhol e do Inglês na rede municipal (ensino básico); aparelho ortodôntico para crianças nas escolas municipais; Programa Hortas Solidárias (alimentação saudável e que gera renda); Programa Feira Verde (troca de recicláveis por cestas de hortifrutigranjeiros); Escola de Artes; Viver +80 (atividades saudáveis para idosos); Centro Oficinas da Mulher (aprendizado e incremento de renda); Casa da Gestante; Biblioteca Itinerante; e a nossa Rede de Mulheres da Economia Solidária”, relatou Junior da Femac.

“São programas estruturados em várias áreas e por várias secretarias, que contemplam pessoas de todas as faixas etárias por toda cidade, com acesso ao aprendizado”, explicou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

A organização do evento está a cargo da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que tem como presidente a Professora Maria Silvia, secretária municipal de educação de Curitiba. Também participam do encontro, Laura Affonso e a Silvina Ortiz, de Rosário, na Argentina, responsáveis pelas Cidades Educadoras na América Latina.

Além de participar do painel de Prefeitos e prefeitas na abertura, Apucarana foi convidada para apresentar o seu projeto da sua “Rede da Economia Solidária e Protagonismo Feminino; e ainda sobre a Educação em Tempo Integral de Apucarana.

O encontro tem como base o segundo princípio da Carta das Cidades Educadoras: “Política educativa ampla”, fomentando a responsabilidade de todas as instâncias da cidade – secretarias, organizações da sociedade civil, iniciativas privadas – com a educação da população. Objetivando a promoção e desenvolvimento dos cidadãos e cidadãs em todas as suas dimensões (física, emocional, cultural, social e intelectual).

O evento está acontecendo na Expo São Paulo, recebendo representantes de diversas cidades do país, com imersão na integração de todas as ações das cidades transformando-as em uma comunidade do conhecimento, que facilita o acesso da população a diferentes oportunidades em condições de igualdade e respeito onde desenvolvam sua singularidade, criatividade e possibilidades.
Estão sendo apresentadas experiências que evidenciem o conceito de Cidade Educadora, promovidas por municípios, nos seguintes eixos temáticos: Oportunidade de aprender ao longo da vida; Promoção de qualidade de vida e sustentabilidade; e Muitas culturas, muitas aprendizagens.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp