03/10/2023 às 16h25min - Atualizada em 03/10/2023 às 17h30min

Pesquisa com dois mil usuários avalia transporte coletivo metropolitano de Curitiba

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/Amep
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – Amep, em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação, contratou mais uma pesquisa com os usuários do transporte coletivo. Conhecer melhor de onde as pessoas vêm e para onde vão em seus deslocamentos diários é fundamental para o planejamento e dimensionamento do sistema de transporte público de passageiros. O sistema da Região Metropolitana de Curitiba conta com 19 municípios atendidos, sendo 16 destes integrados.

Com a atual bilhetagem eletrônica já existe a informação do embarque de um passageiro no seu bairro de origem, mas a pesquisa pretende saber exatamente onde ele desembarcou e quais conexões realizou dentro deste sistema. Esse levantamento já aconteceu em 2022, logo após a pandemia, e ajudou a organizar melhor as linhas e os horários do transporte.


A nova pesquisa está sendo feita em todos os terminais metropolitanos, além de locais específicos, como, a Praça 19 de Dezembro e a Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, locais de conexões de diversas linhas. As entrevistas vão abranger um universo de 2 mil usuários e tem metodologia similar a uma pesquisa de opinião. Elas começaram no dia 25 de setembro e seguem até esta terça-feira, 3 de outubro.

A pesquisa vai traçar um perfil do usuário, incluindo faixa etária, sexo, escolaridade, ramo de atuação, renda familiar, entre outras, a frequência de uso do transporte coletivo na semana, inclusive com as linhas e horários utilizados, os municípios de origem e destino, além de informações qualitativas como conforto dos veículos, limpeza, modo de direção do motorista, e outras.

Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, este é um mapeamento fundamental para que a agência possa ter uma leitura atualizada da rotina de deslocamento das pessoas. “Recebemos de forma constante muitas informações dos usuários por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e da Ouvidoria da Amep. Estas informações são imprescindíveis para tomarmos decisões e ajustarmos a operação. Mas realizar uma pesquisa ativa, em que podemos abordar assuntos mais específicos e detalhar melhor esta operação, faz com que tenhamos um atendimento cada mais próximo das necessidades do usuário”, destacou.

Ainda segundo o presidente da Amep, em 2022, após aquele levantamento, foram realizadas mais de 500 alterações no atendimento do transporte coletivo, uma média de 1,5 mudança por dia. “Todos estes ajustes são realizados com um enorme esforço da equipe dos nossos fiscais e coordenadores de operação cruzando as informações. São 19 municípios atendidos com mais de 200 linhas e mais de 800 veículos em operação simultaneamente, transportando diariamente mais de 350 mil passageiros. É uma operação bastante complexa”, acrescentou.

Para o secretário da Comunicação, Cleber Mata, as pesquisas servem como bússola para nortear o trabalho da Amep. “É um pedido do governador Ratinho Junior para que a população tenha, cada vez mais, transporte com segurança e qualidade”, afirmou.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp