03/03/2023 às 12h00min - Atualizada em 03/03/2023 às 12h00min
Forte temporal causa estragos em Maringá; 32 quedas de árvores registradas
Redação Paraná em Destaque
Copel O forte temporal que atingiu Maringá na tarde desta quinta-feira (2) causou diversos estragos na cidade. Conforme a Copel, até as 7h30 desta sexta-feira (3), equipes de serviços e manutenção trabalhavam na reparação dos estragos causados na rede elétrica. Pelo menos 15 mil imóveis chegaram a ter o fornecimento interrompido durante as chuvas, principalmente devido às quedas de galhos e árvores sobre a fiação. Até as 12h, mil imóveis seguiam sem luz. Ainda segundo a Copel, ao menos 15 postes foram quebrados, sendo boa parte deles na Zona 5, uma das regiões com danos mais severos à rede elétrica.
Queda de árvores e limpeza das ruas Nesta sexta, mais de 230 servidores municipais seguem nas ruas para realizar a limpeza e desobstrução das vias após o forte temporal. Neste momento, equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além da Copel e do Corpo de Bombeiros, estão mobilizadas para atender a comunidade. O município registrou 32 quedas de árvores, sendo cinco sobre carros, e a queda de 10 galhos grandes.
A Prefeitura de Maringá orienta que os domicílios e estabelecimentos comerciais que estão sem energia devido a danos no padrão de energia podem registrar a ocorrência na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura.
Nestes casos, a Copel realiza o desligamento da energia para o trabalho das equipes de Arborização. Na sequência, a Copel restabelece a energia da via pública e, só depois, a Seinfra atua no restabelecimento do padrão de energia.
Meteorologia Os ventos ultrapassaram os 60 km/h, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). De acordo com dados atualizados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram registrados 53,0 mm de chuva, sendo que o maior volume foi entre 15h30 e 17h. O acumulado representa 34% do total da média histórica de chuva do mês de março, que é de 154,5 mm.
Abastecimento Com a falta de energia na estação elevatória de água do Maringá Velho, a Sanepar informa que pode faltar água nas regiões da Zona 5, nas proximidades da Praça Pio XII e não Jardim Planalto. A previsão é que o abastecimento de água volte à normalidade a partir das 20h.
Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.