28/09/2023 às 12h00min - Atualizada em 28/09/2023 às 12h00min
Justiça do Paraná condena vereador Joãozinho Ribeiro (MDB), de Pinhais, a oito anos de prisão por "rachadinha"
Da Redação
Reprodução/Câmara de Pinhais A Justiça do Paraná condenou na manhã desta quinta-feira (28) o vereador Joãozinho Ribeiro (MDB), da cidade de Pinhais, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo crime de concussão, conhecido por esquema de "rachadinha".
Junto com o vereador, a esposa e o filho também foram condenados por participarem do esquema de rachadinha. Jurema Carros Ribeiro (esposa) foi condenada a oito anos e seis meses em regime fechado, e Israel Carros Ribeiro (filho) foi condenado a sete anos e dois meses de prisão em regime inicialmente semiaberto.
De acordo com relatório da Justiça do Paraná, as condenações ocorreram a partir de denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O órgão também denunciou a família por associação criminosa, mas eles foram absolvidos desta acusação.
Para a Justiça, o vereador se apropriou durante o mandato de parte de salários de assessores. Vale lembrar, que cabe recurso da decisão, sendo assim, o vereador aguarda em liberdade.
O Ministério Público divulgou uma nota explicando o caso e as condenações:
"Ficou cabalmente comprovado que João Ribeiro, na função de vereador do município de Pinhais, exigia para si e sua família, vantagem indevida consiste no repasse parcial das remunerações dos assessores, no vulgarmente conhecido como esquema de "rachadinha"", diz a nota.