08/09/2023 às 18h44min - Atualizada em 08/09/2023 às 19h45min
Comitiva da BYD conhece na prática como funciona o transporte público de Curitiba
Da Redação
Daniel Castellano / SMCS Uma comitiva de técnicos da empresa chinesa BYD conheceu, nesta sexta-feira (8/9), como funciona o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Em reunião na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs), os chineses aprenderam como foi a evolução do BRT (Bus Rapid Transit), e sobre os projetos em andamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que reúne o Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, o Projeto Inter 2 e Interbairros 2.
A BYD é uma das seis fabricantes de ônibus elétricos que estão em testes na capital paranaense. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, explicou para a comitiva chinesa, que incluía o presidente da BYD para o Brasil, Tyler Li; os vice-presidentes da BYD de Ferrovias, Ren Lin; de Sinalização, Liu Weihua; e de Transportes, Ji Xiaoping, que o prefeito Rafael Greca chegou de viagem de Washington onde conseguiu apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que dará suporte à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.
“Também estamos abertos para financiamentos junto com o Brics. O prefeito Rafael Greca se colocou à disposição e estamos ansiosos e abertos para novas parcerias e investimentos da China em Curitiba”, disse Maia Neto, ao comentar sobre o grupo econômico formado pelos países do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A comitiva da BYD também conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) do transporte coletivo de Curitiba e foram até as praças Rui Barbosa e Carlos Gomes, e depois ao terminal do Pinheirinho ver de perto a operação do sistema de ônibus e as canaletas exclusivas por onde circulam os biarticulados e Ligeirões.
Referência
A vice-presidente de Transportes da BYD, Ji Xiaoping, explicou que a reunião em Curitiba foi recomendada pelo ministério dos Transportes da China. “Curitiba é uma referência dentro do transporte público e de planejamento urbano. O sistema de transporte de Curitiba é muito falado na China e a BYD é uma empresa provedora de soluções de transporte, por isso é importante e temos interesse em conhecer as soluções encontradas por Curitiba”, afirmou Ji Xiaoping.
Futuro
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, explicou que os testes com os ônibus elétricos da BYD começaram em abril. “Curitiba é a única cidade do Brasil que lançou testes com ônibus elétricos de forma estruturada. São seis fabricantes diferentes e nove modelos de ônibus elétricos que estão em teste”, disse Ogeny.
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas de Curitiba para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. O prefeito Rafael Greca já anunciou R$ 200 milhões para a compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.
No médio prazo, até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.
BYD
A chinesa BYD está no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Segundo a empresa, o ônibus elétrico que foi testado em Curitiba evita, em média, a emissão de 184 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores.