28/08/2023 às 18h46min - Atualizada em 28/08/2023 às 19h00min

Secretário de Segurança comemora decisão do STF em favor das Guardas Municipais

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/PMA
A decisão dada na última sexta-feira (26) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo que as Guardas Municipais (GM‘s) integram órgãos de segurança pública e permitindo que elas façam abordagens e revistas, foi celebrada com entusiasmo por autoridades do município, entre elas o procurador jurídico Rafael Cita e o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati.

Em Arapongas, a GMA completou 15 anos de formação da primeira turma e, de lá para cá, contribuiu efetivamente com a segurança pública do município. “Foi uma decisão de suma importância. A GM tem um papel fundamental em manter a segurança pública municipal. Além disso, a nossa GM é extremamente estruturada e possui controle interno via Corregedoria e controle externo, via Ministério Público, o que gera segurança jurídica em sua atuação”, comentou Rafael Cita. 


O secretário da Pasta, Paulo Argati, reforça que a decisão do STF traz maior respaldo ao trabalho exercido, fazendo um importante reconhecimento aos efetivos. “Arapongas tem uma GM que é referência, exercendo um trabalho ativo, lado a lado com as demais forças de segurança. É inegável a sua valorosa participação junto à segurança pública. Isso nos impulsiona a fazer ainda mais pela segurança”, salientou Argati.

REFERÊNCIA
Em junho deste ano, Arapongas promoveu o IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná, reunindo diversas autoridades e lideranças políticas, além de GM’s de mais de 30 municípios do Paraná.

No mês seguinte, em Curitiba, um outro encontro marcou a aprovação do estatuto do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guardas Municipais do Paraná (Congecep). Também participando do encontro, o secretário Paulo Argati passou a compor o novo conselho, ocupando o cargo de 1º Tesoureiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp