22/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 22/08/2023 às 12h00min
Curitiba apresenta ações de combate às mudanças climáticas durante evento em Porto Alegre
Da Redação
Divulgação As ações de Curitiba no combate às mudanças climáticas foram apresentadas durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 e no 2º Encontro Regional ICLEI Sul, que aconteceram de 16 a 18 de agosto, em Porto Alegre (RS). Os programas de Curitiba foram apresentados pelo diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Maia Ehmke, e por representantes do Observatório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
“Mostramos como a capital paranaense está investindo em energias renováveis com o programa Curitiba mais Energia, com a Pirâmide Solar da Caximba e os painéis fotovoltaicos que estão sendo instalados nos terminais de ônibus do Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho. A gestão municipal também tem projetos ambientais como o desafio 100 Mil Árvores, o Amigo dos Rios, educação ambiental com a Família Folhas e a gestão de dados para ajudar a construir políticas públicas de combate às mudanças climáticas”, afirmou Ehmke.
O fórum CB27 reuniu representantes das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.
Já o 2º Encontro Regional ICLEI Sul reuniu os 14 governos locais associados ao ICLEI no Sul do Brasil e seus parceiros (academia, setor privado e sociedade civil), assim como outros atores interessados no desenvolvimento urbano sustentável, para discutir as melhores práticas de implementação de iniciativas de inovação, regulamentações e planos alinhados com as pautas de planejamento urbano e sustentabilidade.
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresentou o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba durante o painel “Cidades Inteligentes pelo clima: o uso de dados como ferramenta para a sustentabilidade”. A discussão foi sobre como a gestão e o uso de dados podem auxiliar a administração pública no enfrentamento e adaptação à crise climática, além de servirem como ferramenta para a elaboração de estudos.
Felipe Maia Ehmke explica que o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba é uma ferramenta para a tomada de decisões relacionadas à implementação de políticas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no município.
ICLEI
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. A organização está em mais de 130 países, trabalhando as políticas de sustentabilidade e impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.