22/08/2023 às 11h09min - Atualizada em 22/08/2023 às 11h09min

Itaipu faz história nas cidades do Paraná, afirma deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Alep

Divulgação
 deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, disse na sexta-feira, 18, em Foz do Iguaçu, que a Itaipu Binacional faz história ao atender as demandas de projetos nas áreas ambiental e social que vão contribuir no desenvolvimento das cidades paranaenses. "É um passo importante porque serão R$ 1 bilhão para fazer na melhoria da qualidade de vida dos moradores dos municípios. É uma mudança de chave", destacou Romanelli no lançamento Mais que Energia.

"É uma grande decisão do presidente Lula e do diretor-geral Enio Verri. A Itaipu faz história porque é a primeira vez que disponibiliza recursos para atender todos os municípios paranaenses. O valor é expressivo e agora cabe aos gestores locais apresentar bons projetos ambientais e sociais para formalizar a parceria”, completou.


Segundo Romanelli, as cidades enfrentam problemas que vão da erosão, tratamento de água pluvial, nas áreas ambientais e, especialmente, dos resíduos sólidos e na recuperação de estradas rurais. "É um conjunto de demandas e os recursos são muitos escassos. Na medida que as prefeituras têm uma nova fonte de recurso, a fundo perdido, esse investimento também impacta muito fortemente na geração de empregos diretos e indiretos. É um grande avanço que o Paraná está tendo", disse. 

Projetos

Na avaliação de Romanelli, merece destaque a decisão do presidente Lula de oferecer aos prefeitos do Paraná uma opção de financiamento para projetos de gestão de resíduos, proteção de nascentes, reestruturação de estradas rurais e recomposição florestal. “Entendo que esta é uma decisão estratégica tomada pelo presidente Luiz pois favorece todo o Estado”, considerou.

Na apresentação do programa, o diretor-geral da binacional, Enio Verri, disse que a sustentabilidade sempre fez parte do negócio da Itaipu, principalmente com ações nos municípios que ficam às margens do reservatório da hidrelétrica. Segundo Verri, agora a empresa amplia sua área de abrangência para os 399 municípios do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul.

O programa trata de ações socioambientais como educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas. “Com esta iniciativa, a Itaipu oferece uma contribuição concreta para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná”, destacou Verri.

Segundo a Itaipu, o programa conta com recursos financeiros que serão distribuídos em quatro modalidades de ações: saneamento ambiental, energias renováveis, manejo integrado de égua e solo, e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp