15/08/2023 às 09h32min - Atualizada em 15/08/2023 às 09h32min
Apucarana instala iluminação LED na Vila Rural Terra Prometida, no Distrito de São Pedro
Da Redação
Reprodução/PMA A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta segunda-feira (14/08) a execução da modernização do sistema de iluminação pública da Vila Rural Terra Prometida, no Distrito Caixa de São Pedro, onde as 30 antigas luminárias, vapor de sódio e mercúrio de 70 watts, irão dar lugar a novas, em tecnologia LED na potência 120 watts.
Tecnicamente, explica o prefeito Júnior da Femac, o investimento da prefeitura elevará em cinco vezes a capacidade de iluminação existente na comunidade rural. “Apucarana possui quatro vilas rurais e essa é a terceira a receber a benfeitoria, que é na prática o pagamento de uma dívida social histórica da cidade para com a população. Iluminação moderna e potente, que oferece eficiência e economia, proporcionando aos moradores maior conforto e segurança, quintuplicando o padrão de luminosidade em comparação ao existente”, assegura o prefeito. No ano passado, recorda Júnior da Femac, a administração municipal também promoveu a modernização da iluminação, com luminárias LED, na Vila Rural Nova Ukrânia e, anteriormente, já havia sido beneficiada a Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho, no Distrito de Vila Reis.
Além das luminárias, a prefeitura também está realizando a troca dos “braços de luz”. “Conforme bem observou o prefeito, a iluminação presente na vila rural era de baixíssima qualidade, uma salada mista com ultrapassadas lâmpadas vapor de sódio e mercúrio, que agora dão lugar às lâmpadas de última geração em tecnologia LED, as mesmas que estão presentes no centro de Apucarana, e para dar suporte a este novo sistema, o investimento também contempla a troca dos braços de luz, que eram de apenas um metro, por novos com três metros de comprimento”, detalha o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente de Iluminação Pública do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), pontuando que os recursos do investimento são provenientes da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).